Escola de Vigotski e a educação escolar (algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural)
Resumo
O artigo apresenta cinco hipóteses para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico Cultural (“Escola de Vigotski). A primeira hipótese é a de que para se compreender o pensamento de Vigotski e sua escola é indispensável o estudo dos fundamentos filosóficos marxistas dessa escola psicológica. A segunda hipótese é a de que a obra de Vigotski precisa ser estudada como parte um todo maior, aquele formado pelo conjunto dos trabalhos elaborados pela Psicologia Histórico-Cultural. A terceira hipótese é a de que a Escola de Vigotski não é interacionista nem construtivista. A quarta hipótese é a de que é necessária uma relação consciente para com o ideário pedagógico que esteja mediatizando a leitura que os educadores brasileiros vêm fazendo dos trabalhos da Escola de Vigotski. A quinta hipótese é a de que uma leitura pedagógica escolanovista dos trabalhos da Escola de Vigotski se contrapõe aos princípios pedagógicos contidos nessa escola psicológica.
Publicado
2025-04-24
Como Citar
Duarte, N. (2025). Escola de Vigotski e a educação escolar (algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural). Cadernos De Educação, (07). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29059
Edição
Seção
Artigos