A avaliação da Prática de Ensino Supervisionada no Instituto Superior da Maia. Nós fazemos assim. E vós?

  • Alberto Albuquerque Universidade Federal de Pelotas
  • Rui Resende
  • Marta Costa

Resumo

O presente trabalho é desenvolvido a partir da prática vivida e experienciada ao nível da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) do Instituto Superior da Maia (ISMAI). A aprendizagem, numa perspectiva construtivista, tanto se pode entender como uma con sequência do ensino, como um processo de construção individual e social, fruto da interação entre as ideias de quem aprende e a realidade contextual do processo em que essa aprendizagem se realiza. No âmbito da formação do professor, a capacidade reflexiva , a competência de ensino e a integração social são as qualidades que definem um profissional reflexivo (SCHÖN, 1983, 1987). Se quisermos um ensino de qualidade, que não dependa da abnegação individual de pessoas excepcionais , necessitamos de transformar a cultura profissional dos docentes numa nova cultura que permita a reflexão e a discussão dos princípios que norteiam a prática (ALBUQUERQUE, GRAÇA e JANUÁRIO, 2005). É neste enquadramento que a formação de professores deve ser entendida. E essa formação t em de ser avaliada, pois a avaliação está inerente a esse mesmo processo.
Como Citar
Albuquerque, A., Resende, R., & Costa, M. (1). A avaliação da Prática de Ensino Supervisionada no Instituto Superior da Maia. Nós fazemos assim. E vós?. Cadernos De Educação, (46), 119 - 137. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i46.4176
Seção
Artigos