A supervisão pedagógica na formação de docentes em Educação Física em Quebec

  • Cecília Borges Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O artigo aborda os desafios da supervisão pedagógica durante os estágios, como pré-requisito à formação para a docência na Universidade de Montreal (UdeM), Quebec. Seu objetivo é pôr em evidência a estrutura dos estágios no programa de formação docente em Educação Física, a qual faz apelo à colaboração entre os agentes implicados na supervisão de estagiários. Inicialmente, faz-se uma incursão na literatura, evocando certos modelos de supervisão pedagógica. Em seguida, descreve -se a estrutura dos programas de formação docente da UdeM, em particular o de Educação Física, e suas balizas para a supervisão de estagiários.Por fim, são abordados dois desafios da supervisão pedagógica: a colaboração e o acompanhamento propriamente dito dos estagiários. Conclui-se apontando pistas de pesquisa e de ação para uma melhor articulação entre os agentes implicados na supervisão pedagógica de estagiários em programas de formação emEducação Física.
Como Citar
Borges, C. (1). A supervisão pedagógica na formação de docentes em Educação Física em Quebec. Cadernos De Educação, (46), 138 - 158. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i46.4177
Seção
Artigos