Identidades professorais em movimento no contexto do sindicalismo docente: a criação do 24º Núcleo do CPERS/SINDICATO (Pelotas/Brasil)
Resumo
Objetivamos reconstituir o processo de fundação do 24º Núcleo do CPERS/SINDICATO, balizando-nos em dois eixos: as transformações nas identidades docentes expressas quando da filiação a um sindicato de classe; o impacto da ação de alguns indivíduos com específica trajetória de militância. Utilizamos uma estratégia qualitativa de investigação (análise documental e entrevistas semi-estruturadas com membros da Comissão Pró-Núcleo). Destaca-se a organização do professorado pelotense num período de lutas contra a ditadura militar, sob a direção de docentes com participação ativa na greve estadual de 1979. A posse da primeira diretoria (31/10/1980) consolidou uma perspectiva identitária da categoria com características mais proletarizadas.Downloads
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Publicado
2014-10-23
Como Citar
Ondina Vieira Ferreira, M., & Völz Klumb Coronel, M. C. (2014). Identidades professorais em movimento no contexto do sindicalismo docente: a criação do 24º Núcleo do CPERS/SINDICATO (Pelotas/Brasil). Cadernos De Educação, (47), 19-38. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i47.4648
Edição
Seção
Artigos