Métodos avaliativos no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão
Resumo
A coerência entre o que o professor ensina e a forma como ele avalia a aprendizagem é o primeiro fator para encaminhar um bom processo educativo. O aluno, em uma avaliação, deve ser levado a pensar, a buscar novos recursos, com finalidade de chegar a um denominador comum e atingir o conhecimento, sendo que o professor é parte fundamental na avaliação. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar os métodos avaliativos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Um bom processo avaliativo depende dos três principais tipos de avaliação existentes, sendo elas: a diagnóstica, que é feita quando o aluno chega à escola, geralmente no início de um curso, período letivo ou unidade de ensino, podendo ser feita de forma individual ou em conjunto; a formativa, que permite ajustar o processo de ensino-aprendizagem, detectando os pontos frágeis de cada estudante e respondendo às características de cada um deles, podendo ser realizada periodicamente e diariamente, ao rever cadernos, o dever de casa e participação; e a somativa, uma decisão que leva em conta a soma de um ou mais resultados e pode ser baseada numa só prova final, podendo ser utilizados dados obtidos na avaliação formativa como forma de resultados. Conclui-se então, a relevância dos métodos avaliativos ao longo de um processo educativo, bem como a sua contribuição para o ensino-aprendizagem dos discentes. Portanto, a avaliação não deve ser vista apenas como uma prova com questões abertas e fechadas ou como um momento de tensão e julgamento pelos alunos, e sim como um momento de análise e feedback das aprendizagens adquiridas.Downloads
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Publicado
2014-10-24
Como Citar
Scherre Garcia da Silva, D., Michetti de S. Matos, P., & Manzoni de Almeida, D. (2014). Métodos avaliativos no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão. Cadernos De Educação, (47), 73-84. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i47.4651
Edição
Seção
Artigos