O estágio em um Curso de Pedagogia: significados para quem já é professora
Resumo
Este trabalho analisa o estágio do Curso de Pedagogia de uma IES pública do RS, Brasil, na perspectiva de quem já é professora (estagiária-professora). Indagação balizadora: qual o significado do estágio para elas? Aporte teórico central: Pimenta e Lima (2004); Lima (2012); Schön (2000); Pereira (1982). O processo metodológico ocorreu pela coleta de dados, a partir de questionário aberto aplicado a três alunas estagiárias do Curso de Pedagogia. Os critérios de escolha destas foram: estarem formadas no Magistério/Curso Normal e já terem exercido a profissão de professora antes ou exercerem-na concomitantemente à realização do estágio. Alguns resultados: fazer o estágio sendo professoras provocou a reflexão acerca das práticas que realizavam antes e depois do estágio. Este foi concebido como o “momento do fazer” e a teoria voltada ao “pensar”. As concepções de teoria e prática ainda encontram-se marcadas por um reducionismo epistemológico, apesar de acenarem para a importância da relação entre elas. Entenderam existir a necessidade do estágio, mesmo no caso delas, que já eram professoras. Não houve proposta alternativa ao estágio, apesar de uma colaboradora ter mencionado a possibilidade deste poder ser feito em turmas nas quais elas já exercessem a docência.
Publicado
2015-06-04
Como Citar
das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves Pinto, M. (2015). O estágio em um Curso de Pedagogia: significados para quem já é professora. Cadernos De Educação, (49), 43-59. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i49.5583
Edição
Seção
Artigos