Docência e pesquisa na educação básica: a importância da análise documental de livros didáticos

  • Zizi Trevizan
  • Desireé L.M. Sampaio

Resumo

O estudo objetiva compartilhar das discussões atuais sobre pesquisa, “inovação educativa” e “profissão docente” (Imbernón, 2010), no Ensino de Leitura e demonstrar que, apesar das inúmeras publicações acadêmicas sobre as qualidades e inadequações das coleções didáticas em língua portuguesa (2009 – 2013), destinadas à Educação Básica, permanece a necessidade de os próprios usuários pedagógicos desses produtos culturais assumirem a condição de pesquisadores e efetuarem análises documentais desses materiais, antes dos usos em sala de aula. A metodologia envolveu uma revisão da Teoria Bakhtiniana da Intertextualidade e uma análise documental de um livro didático (selecionado pelas autoras), para demonstração dos resultados finais, que confirmaram a importância de formação em pesquisa dos docentes da Educação Básica para um ensino de leitura de maior qualidade.

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Publicado
2015-06-04
Como Citar
Trevizan, Z., & L.M. Sampaio, D. (2015). Docência e pesquisa na educação básica: a importância da análise documental de livros didáticos. Cadernos De Educação, (49), 60-75. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i49.5584
Seção
Artigos