QUANDO A IMAGINAÇÃO É OLHADA POR EDUCADORES: CONTRIBUTOS A PARTIR DE KIERAN EGANE DE RUBEM ALVES

  • ALBERTO FILIPE ARAÚJO
  • LÚCIA MARIA VAZ PERES

Resumo

O presente artigo mostra a importância da tradição remitologizadora à educação valorizando os vários tipos de imaginação, assim como as suas lições míticas. Numa primeira parte, problematizaremos a imaginação, prioritrariamente, a partir de Kieran Egan. Na segunda parte, apresentaremos o Pinóquio, de Rubem Alves, tecendo algumas reflexões na perspetiva da filosofia do imaginário educacional que nós vimos, ao longo dos últimos anos, construindo. Tais problematizações conduzem-nos a pensar a educação e o papel do Pedagogo desde as lições de cariz simbólico e mítico de Pinóquio, uma vez que elas sugerem a renúncia e a tentação de sufocar o destino do educando, assim como a renúncia ao projeto de fabricar o outro, negando-lhe a alteridade sempre desejável.
Publicado
2015-07-29
Como Citar
ARAÚJO, A. F., & VAZ PERES, L. M. (2015). QUANDO A IMAGINAÇÃO É OLHADA POR EDUCADORES: CONTRIBUTOS A PARTIR DE KIERAN EGANE DE RUBEM ALVES. Cadernos De Educação, (50), 01-14. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i50.5823
Seção
Artigos