É POSSÍVEL ENSINAR A PENSAR? REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E PENSAMENTO EM HANNAH ARENDT

  • CRISLEI DE OLIVEIRA CUSTÓDIO

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca das relações existentes entre educação e pensamento à luz das ideias de Hannah Arendt sobre tais conceitos. Com base na noção arendtiana de que o pensamento consiste em uma atividade do espírito que se dá por um diálogo interno, no qual o sujeito se cinde em dois para examinar uma experiência e a ela atribuir sentido, pretende-se discutir possíveis intersecções entre a formação das novas gerações e o exercício do pensar, problematizando o papel da escola e do professor. Desse modo, trata-se de um estudo de cunho filosófico que tem como objetivo central a reflexão sobre o significado de uma educação que tem como fundamento a apresentação e a inserção de jovens e crianças no patrimônio histórico cultural acumulado, com vistas a torná-los familiarizados com o mundo e cônscios do lugar em que o apreendem.
Publicado
2015-07-29
Como Citar
CUSTÓDIO, C. D. O. (2015). É POSSÍVEL ENSINAR A PENSAR? REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E PENSAMENTO EM HANNAH ARENDT. Cadernos De Educação, (50), 01-10. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i50.5824
Seção
Artigos