Metanálise dos artigos de modelagem matemática publicados no GT-10 do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemátic

  • Dionísio Burak
  • Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau
  • Tiago Emanuel Klüber

Resumo

Há um movimento da comunidade brasileira de modelagem matemática na educação matemática no sentido da realização de estudos metacompreensivos ou metanalíticos. Nesse contexto, este estudo foi empreendido sob a questão: o que evidenciam os principais elementos constituintes de um trabalho científico presentes nos artigos apresentados no III SIPEM? O objetivo principal é explicitar o que evidenciam os artigos em relação às categorias estabelecidas a priori: problema de pesquisa, objetivo, resultados, delineamento de pesquisa, metodologias de análise de dados, autores de metodologia e autores de modelagem. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo qualitativa dos artigos publicados no evento com o auxílio do software Atlas t.i. Observa-se a necessidade de maior rigor metodológico, bem como de estudos mais aprofundados sobre aspectos teóricos e epistemológicos concernentes à pesquisa, à modelagem e à educação matemática.
Publicado
2015-12-28
Como Citar
Burak, D., Ramos Vosgerau, D. S., & Klüber, T. E. (2015). Metanálise dos artigos de modelagem matemática publicados no GT-10 do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemátic. Cadernos De Educação, (52). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i52.7309
Seção
Artigos