A pesquisa escolar a partir da sala de aula: Conceitos, atitudes e procedimentos
Resumo
Este trabalho objetiva compreender a atividade da pesquisa escolar a partir da perspectiva do letramento informacional. Participaram deste estudo sete docentes dos anos iniciais de duas escolas de ensino fundamental da cidade do Rio Grande/RS, integrantes do Programa Observatório Nacional da Educação – CAPES. A abordagem metodológica foi norteada pela Investigação-ação escolar, incluindo técnicas de Grupo focal, Planejamento cooperativo, observação nas escolas e Análise de Conteúdo. Compreende-se que as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes possuem como foco as temáticas ligadas ao cotidiano; a divulgação de resultados é frequente e a principal dificuldade é a cultura escolar de reprodução de modelos prontos. Os dados analisados apontam que basicamente são praticadas buscas e não propriamente pesquisas, assim, embora as intenções das docentes sejam condizentes com uma visão construtivista, na prática este fato não se concretiza.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-07-25
Como Citar
Blank, C. K., & Silva, J. A. da. (2017). A pesquisa escolar a partir da sala de aula: Conceitos, atitudes e procedimentos. Cadernos De Educação, (56). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i56.7755
Edição
Seção
Artigos