Ainda como as paralelas: Planos educacionais e o planejamento nas escolas
Resumo
O artigo, que tem origem em pesquisa desenvolvida em doutorado, apresenta uma análise do planejamento das políticas e dos programas educacionais nos níveis federal, municipal e escolar. O estudo do PAR, dos programas PDDE, PDE Escola, Mais Educação e do PPP das escolas pesquisadas mostrou o que chamamos de paralelismo, obstáculo à integração dos níveis de planejamento educacional, portanto a possíveis melhorias no ensino em escolas públicas. Apontamos a necessidade de integrar os níveis de planejamento para o fortalecimento da gestão nas escolas e na rede e sistema de ensino. Para isso, além da formação para apropriação dos recursos de tecnologia, a formação continuada de professores e gestores sobre as políticas educacionais pode ser meio para incentivar a participação e para conectar o planejamento nos níveis de governo da escola, do município e da União.Downloads
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Publicado
2017-07-25
Como Citar
Oliveira, R. de C., & Teixeira, B. de B. (2017). Ainda como as paralelas: Planos educacionais e o planejamento nas escolas. Cadernos De Educação, (56). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i56.8360
Edição
Seção
Artigos