Práticas discursivas sobre avaliação da aprendizagem nas políticas curriculares para a EJA e nos CEJAs de João Pessoa/PB

  • Maria Zuleide da Costa Pereira Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Programa de Pós-graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-8980-9302
  • Rafael Ferreira de Souza Honorato Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-6196-0211

Resumo

Esse estudo envolve as problemáticas em torno dos sentidos de avaliação nas políticas curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. O nosso objetivo foi analisar quais os sentidos de avaliação no currículo dos CEJAs da cidade de João Pessoa/PB, especificamente no 3º segmento. As nossas análises foram desenvolvidas a partir das entrevistas semiestruturadas e o estudos dos documentos curriculares nacionais e locais, seguindo um viés pós-estruturalista a partir dos estudos de Laclau e Mouffe (2015), Laclau (2011; 2013). O estudo mostrou as lacunas presentes de significação da avaliação no currículo dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

Maria Zuleide da Costa Pereira, Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Programa de Pós-graduação em Educação
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1976), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Pós- doutorado em Educação na UERJ (2008) Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Políticas de currículo e suas interconexões com cultura, gênero, etc.
Rafael Ferreira de Souza Honorato, Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-graduação em Educação
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, na Linha de Políticas Educacionais. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) oferecido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo (NIPAM) vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, aluno da graduação em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, integrante do GEPPC - Grupo de Pesquisa e Estudo em Políticas Curriculares. Foi bolsista da iniciação científica PIBIC 2013/2014/2015. Como gestor, ocupou na Instituição Centro de Educação Brasileiro os seguintes cargos: Coordenador Pedagógico e Supervisor e atualmente é professor doo componente curricular Matemática, na Rede Estadual de Ensino.
Publicado
2017-07-25
Como Citar
Pereira, M. Z. da C., & Honorato, R. F. de S. (2017). Práticas discursivas sobre avaliação da aprendizagem nas políticas curriculares para a EJA e nos CEJAs de João Pessoa/PB. Cadernos De Educação, (56). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i56.8412
Seção
Artigos