O tempo da alfabetização em tempos de pandemia

Palavras-chave: Ensino remoto emergencial, Alfabetização, Tempos de aprendizagem.

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar processos de ordenação do tempo escolar, discutindo o modo como ele foi reconfigurado na organização das práticas de alfabetização no ensino remoto emergencial. A pesquisa é qualitativa, sendo entrevistos professores de escolas públicas do Norte de Minas. Constatou-se o desafio de reconfigurar o tempo e a cultura de alfabetização, sendo identificados dois modos de organização. De um lado, o envio de atividades impressas, a serem realizadas pelas crianças com a mediação das famílias e; de outro lado, a incorporação de tecnologias digitais à rotina da alfabetização, com aulas síncronas e novas relações professor-aluno. 

Biografia do Autor

Geisa Magela Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros
Professora da Universidade Estadual de Montes Claros, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Maria Jacy Maia Velloso, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Unimontes
Ihan Rodrigo Batista Costa, Universidade Estadual de Montes Claros
Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros
Ane Caroline Pereira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros
Publicado
2022-12-14
Como Citar
Veloso, G. M., Velloso, M. J. M., Costa, I. R. B., & Silva, A. C. P. da. (2022). O tempo da alfabetização em tempos de pandemia. Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/9352
Seção
Dossiê