EDUCAÇÃO DE MULHERES DAS ÁGUAS E DA FLORESTA: PELO DIREITO A PARTICIPAR

  • Rita de Cassia Fraga Machado Universidade do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Educação, Mulheres das Águas e da Floresta, Participação, Direito, Extensão Universitária

Resumo

Neste artigo busca-se socializar uma experiência construída com base na discussão da análise feminista somada ao conceito de mulheres, educação e formação. A metodologia adotada no desenvolvimento das atividades “Educação das Mulheres”, levada a termo na disciplina de Filosofia da Educação Brasileira, nos anos de 2013-2014-2015, no Curso de Pedagogia no Centro de Estudos Superiores de Tefé, foi à pesquisa-ação-participante. No primeiro ano foram levantados os temas geradores e as questões problemas; no segundo e terceiro ano a formação das mulheres através de percursos formativos. Nos três anos em que essa experiência foi consolidada, o tema “Educação e Mulheres” também desenvolvemos a experiência de um CineDenbate com um grupo de acadêmicos na Universidade. Para isso, deveriam considerar a relevância social e as discussões e os debates realizados na extensão, na pesquisa e na disciplina levads pela equipe extensionista. Para finalizar, apresentar a discussão central do objeto “participação de mulheres das águas e da floresta” como direito de participar e as construções teóricas realizadas. Como processo de formação comunidade-universidade, observou-se um caminhar próprio da equipe e das mulheres vinculado ao espaço de participação para além da casa. Neste sentido, notou-se que o registro dos processos são instrumentos metodológicos que permitem a nós pesquisadoras e pesquisadores realizar uma avaliação do próprio trabalho coletivo. 

Biografia do Autor

Rita de Cassia Fraga Machado, Universidade do Estado do Amazonas
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS -, bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Educadora Popular. rmachado@uea.edu.br 

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R. Pesquisa Participante: o saber da partilha. Aparecida: SP, Ideias e Letras, 2006. 295 p.

CASTRO, Amanda Motta, EGGERT, Edla. Elas tecem teorias enquanto tramam peças artesanais: mulheres na ação simultânea da reflexão e da criação artesanal. In: IV Congresso Internacional de Educação. A educação nas fronteiras do Humano, 4, 2005b, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo, 2005b.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002a.

LINHARES, C. Anuncio e Denuncia. In: STRECK, Danilo R. et. aL (org.) Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Rev. Amp. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 45-46.

MACHADO, R. C. F. Educação Necessária para ir além. Tese de Doutorado, UFRGS, 2014.

_________________. CASTRO, Amanda Motta. Direito das Mulheres no Brasil: experiências de Norte a Sul. Manaus: UEA Edições, 2016.

Educação de Mulheres e Meninas. Journal USA. Departamento de estados dos EUA/ bureaus de programas de informações internacionais; v. 15, n. 12. publicado em: 2011.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. O Poder do Macho. São Paulo: Moderna, 1987.

STRECK, Danilo R. (Org.) ; SOBOTTKA, Emil A (Org.) ; EGGERT, Edla (Org.). Conhecer e Transformar: Pesquisa-Ação e Pesquisa Participante em diálogo Internacional. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. v. 1. 370 p.

STRECK, Danilo R.; ADAMS, T. Pesquisa Participativa, Emancipação e (Des)Colonialidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. v. 1. 152 p.

Publicado
2017-03-21
Como Citar
MACHADO, R. DE C. F. EDUCAÇÃO DE MULHERES DAS ÁGUAS E DA FLORESTA: PELO DIREITO A PARTICIPAR. Expressa Extensão, v. 21, n. 2, p. 11-20, 21 mar. 2017.