Educação de mulheres das águas e da floresta: pelo direito a participar
Resumo
Neste artigo busca-se socializar uma experiência construída com base na discussão da análise feminista somada ao conceito de mulheres, educação e formação. A metodologia adotada no desenvolvimento das atividades “Educação das Mulheres”, levada a termo na disciplina de Filosofia da Educação Brasileira, nos anos de 2013-2014-2015, no Curso de Pedagogia no Centro de Estudos Superiores de Tefé, foi à pesquisa-ação-participante. No primeiro ano foram levantados os temas geradores e as questões problemas; no segundo e terceiro ano a formação das mulheres através de percursos formativos. Nos três anos em que essa experiência foi consolidada, o tema “Educação e Mulheres” também desenvolvemos a experiência de um CineDenbate com um grupo de acadêmicos na Universidade. Para isso, deveriam considerar a relevância social e as discussões e os debates realizados na extensão, na pesquisa e na disciplina levads pela equipe extensionista. Para finalizar, apresentar a discussão central do objeto “participação de mulheres das águas e da floresta” como direito de participar e as construções teóricas realizadas. Como processo de formação comunidade-universidade, observou-se um caminhar próprio da equipe e das mulheres vinculado ao espaço de participação para além da casa. Neste sentido, notou-se que o registro dos processos são instrumentos metodológicos que permitem a nós pesquisadoras e pesquisadores realizar uma avaliação do próprio trabalho coletivo.Referências
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