Educação de mulheres das águas e da floresta: pelo direito a participar

  • Rita de Cassia Fraga Machado Universidade do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Educação, Mulheres das Águas e da Floresta, Participação, Direito, Extensão Universitária

Resumo

Neste artigo busca-se socializar uma experiência construída com base na discussão da análise feminista somada ao conceito de mulheres, educação e formação. A metodologia adotada no desenvolvimento das atividades “Educação das Mulheres”, levada a termo na disciplina de Filosofia da Educação Brasileira, nos anos de 2013-2014-2015, no Curso de Pedagogia no Centro de Estudos Superiores de Tefé, foi à pesquisa-ação-participante. No primeiro ano foram levantados os temas geradores e as questões problemas; no segundo e terceiro ano a formação das mulheres através de percursos formativos. Nos três anos em que essa experiência foi consolidada, o tema “Educação e Mulheres” também desenvolvemos a experiência de um CineDenbate com um grupo de acadêmicos na Universidade. Para isso, deveriam considerar a relevância social e as discussões e os debates realizados na extensão, na pesquisa e na disciplina levads pela equipe extensionista. Para finalizar, apresentar a discussão central do objeto “participação de mulheres das águas e da floresta” como direito de participar e as construções teóricas realizadas. Como processo de formação comunidade-universidade, observou-se um caminhar próprio da equipe e das mulheres vinculado ao espaço de participação para além da casa. Neste sentido, notou-se que o registro dos processos são instrumentos metodológicos que permitem a nós pesquisadoras e pesquisadores realizar uma avaliação do próprio trabalho coletivo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Fraga Machado, Universidade do Estado do Amazonas
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS -, bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Educadora Popular. rmachado@uea.edu.br 

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R. Pesquisa Participante: o saber da partilha. Aparecida: SP, Ideias e Letras, 2006. 295 p.

CASTRO, Amanda Motta, EGGERT, Edla. Elas tecem teorias enquanto tramam peças artesanais: mulheres na ação simultânea da reflexão e da criação artesanal. In: IV Congresso Internacional de Educação. A educação nas fronteiras do Humano, 4, 2005b, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo, 2005b.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002a.

LINHARES, C. Anuncio e Denuncia. In: STRECK, Danilo R. et. aL (org.) Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Rev. Amp. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 45-46.

MACHADO, R. C. F. Educação Necessária para ir além. Tese de Doutorado, UFRGS, 2014.

_________________. CASTRO, Amanda Motta. Direito das Mulheres no Brasil: experiências de Norte a Sul. Manaus: UEA Edições, 2016.

Educação de Mulheres e Meninas. Journal USA. Departamento de estados dos EUA/ bureaus de programas de informações internacionais; v. 15, n. 12. publicado em: 2011.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. O Poder do Macho. São Paulo: Moderna, 1987.

STRECK, Danilo R. (Org.) ; SOBOTTKA, Emil A (Org.) ; EGGERT, Edla (Org.). Conhecer e Transformar: Pesquisa-Ação e Pesquisa Participante em diálogo Internacional. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. v. 1. 370 p.

STRECK, Danilo R.; ADAMS, T. Pesquisa Participativa, Emancipação e (Des)Colonialidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. v. 1. 152 p.

Publicado
2017-03-21
Como Citar
MACHADO, R. DE C. F. Educação de mulheres das águas e da floresta: pelo direito a participar. Expressa Extensão, v. 21, n. 2, p. 11-20, 21 mar. 2017.