Elementos sobre a relação entre ciência e sociedade
Resumo
Este artigo apresenta o que convencionamos chamar de modelo helicoidal ou do DNA, em função de sua semelhança com a representação da sequência de ciclos genéticos. Aqui eles referem outra aliança, a de ciclos articulados da ciência com a sociedade, a qual se desenvolve em quatro etapas, desde o planejamento até a avaliação. As observações emanam do acompanhamento do Projeto de Melhoramento de Batata, em Pelotas-RS, no Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado. Tal acompanhamento levou a compreender como podem acontecer os fluxos de interação entre pesquisa e sociedade e o papel da comunicação como mediadora. Neste caso, a comunicação é observada dentro do circuito da pesquisa, com ações muito objetivas relacionadas ao modo de fazer pesquisa no dia-a-dia.Downloads
Referências
BORDENAVE, Juan e PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29. ed. Petrópolis, Vozes, 2008.
BORDENAVE, Juan. O que é comunicação Rural. São Paulo: Brasiliense, 1983. 104 p.
BOURDIEU. Pierre. Algumas propriededades do campo In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1986.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983, 93 p.
DILTHEY, W. Introduction to the Human Sciences. Edited by R. A. Makkreel & F. Rodi; trad. Michael Neville. New Jersey: Princeton University Press, 1989.
GARFINKEL, Harold. O que é etnometodologia? In: Studies in ethnomethodology. Cambridge: Polity Press, 1996 [1967]. cap. 1. p. 1-34.
GUTIERREZ, Francisco. Linguagem total: Uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo, Summus, 1978.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
PEREIRA, Arione da Silva. Comunicação Pessoal, março de 2011 e outubro de 2013.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, 278 p.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.