O Museu Etnográfico da Colônia Maciel e suas ações educativas
Resumo
O presente ensaio visual tem como objetivo apresentar algumas das atividades de extensão que foram desenvolvidas no Museu Etnográfico da Colônia Maciel, localizado em Pelotas/Rio Grande do Sul. Tratam-se de ações educativas que ocorreram desde a inauguração da instituição em 2006 e que contemplaram alunos das redes públicas e privadas de Pelotas e região, bem como visitantes em geral.Downloads
Referências
CERQUEIRA, Fábio Vergara; PEIXOTO, Luciana. Museu e identidade ítalo-descendente na Serra de Tapes, Pelotas/RS. Métis. História & Cultura. Revista de História da Universidade de Caxias do Sul, vol. 7, n. 13, jan./jun. 2008, p. 115-138.
CERQUEIRA, Fábio Vergara; PEIXOTO, Luciana; GEHRKE, Cristiano. Museo Etnográfico de la Colonia Maciel: memoria ítalo-descendiente y diversidad cultural, in: J.A. Bresciano (ed.) La memoria histórica y sus configuraciones temáticas. Una aproximación interdisciplinaria. Montevideo: Ediciones Cruz del Sur, 2013, p. 515-528. Disponível em: <https://www.academia.edu/5964799/La_memoria_historica_y_sus_configuraciones_tematicas._Una_aproximacion_interdisciplinaria>, acessado em 08/06/2015.
GEHRKE, Cristiano. Imigrantes italianos e seus descendentes na zona rural de Pelotas/RS: representações do cotidiano nas fotografias e depoimentos orais do Museu Etnográfico da Colônia Maciel. (Dissertação de Mestrado). Pelotas: UFPEL: PPG Memória Social e Patrimônio Cultural, 2013.
PEIXOTO, Luciana. Memória da imigração italiana em Pelotas / RS - Colônia Maciel: lembranças, imagens e coisas. Monografia de conclusão do curso de Licenciatura em História– UFPEL. Pelotas, 2003.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.