Partilhando Metas Comuns em Saúde e Direitos da Criança: Um encontro de Projetos de Extensão

  • Douver Michelon Universidade Federal de Pelotas
  • Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz Universidade Federal de Pelotas
  • Ananda Rosa Borges Universidade Federal de Pelotas
  • Vanessa Polina Pereira Costa Universidade de Brasília
  • Catiara Terra da Costa Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Antônio Pacce Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Direitos Humanos. Saúde da Criança. Serviços de Saúde em Universidades.

Resumo

Os Direitos Humanos são direitos fundamentais dos indivíduos, independentemente de raça, sexo, idade ou nacionalidade. Entre as crianças e os adolescentes os Direitos Humanos não significam apenas a indicação de um grupo etário específico dentre os sujeitos titulares desses direitos, mas, sobretudo, o reconhecimento de um status especial atribuído aos direitos fundamentais que possuem, dentre eles o direito à saúde. Sendo esse tema específico muito sensível e caro para a sociedade, esse trabalho tem por objetivo realizar uma apresentação breve da trajetória das conquistas relacionadas aos direitos e à saúde na infância na sociedade brasileira, bem como ressaltar a relevância de iniciativas em extensão universitária nesse contexto, especialmente aquelas que levam às ações integradas em projetos na área da saúde. No Brasil, enquanto política legislativa, foi somente nos anos 70 que o público infantil começou a ganhar especificidade. Desse período em diante, um processo de avanço continuado vem ocorrendo. Nesse sentido, as iniciativas públicas para o apoio às ações de extensão nas Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido decisivas para a consolidação dos direitos da criança, especialmente na área da saúde. Os protagonistas da extensão universitária podem encontrar vantagens significativas na integração de práticas e no partilhamento de experiências. Assim, é de extrema importância que as equipes de diferentes projetos em saúde busquem associar metas e alinhar diretrizes políticas abordadas, promovendo, assim, de uma forma mais ampla a saúde e a qualidade de vida das crianças e suas famílias.

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Biografia do Autor

Douver Michelon, Universidade Federal de Pelotas
Mestre e Doutor em Ortodontia. Professor Adjunto de Ortodontia- Departamento de Odontologia Social e Preventiva- Faculdade de Odontologia-Universidade Federal de Pelotas- UFPel. 
Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
Ananda Rosa Borges, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem,  Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
Vanessa Polina Pereira Costa, Universidade de Brasília
Mestre e Doutora em Odontopediatria. Professora Adjunta de Odontopediatria- Departamento de Odontologia- Faculdade de Ciências da Saúde- Universidade de Brasília- UnB.
Catiara Terra da Costa, Universidade Federal de Pelotas
Catiara Terra da Costa- Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial dos Maxilares. Mestre e Doutora em Odontopediatria. Professora Adjunta de Ortodontia- Departamento de Odontologia Social e Preventiva- Faculdade de Odontologia- Universidade Federal de Pelotas- UFPel.
Marcos Antônio Pacce, Universidade Federal de Pelotas
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial dos Maxilares. Mestre e Doutor em Odontopediatria. Professor Adjunto de Ortodontia- Departamento de Odontologia Social e Preventiva- Faculdade de Odontologia- Universidade Federal de Pelotas- UFPel.

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Publicado
2017-06-29
Como Citar
MICHELON, D.; GABATZ, R. I. B.; BORGES, A. R.; COSTA, V. P. P.; DA COSTA, C. T.; PACCE, M. A. Partilhando Metas Comuns em Saúde e Direitos da Criança: Um encontro de Projetos de Extensão. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 182-197, 29 jun. 2017.