Exercícios indisciplinares de dança: presença e formação compartilhada em saúde

Palavras-chave: presença, saúde, dança contemporânea, formação compartilhada

Resumo

Este artigo pretende apontar caminhos para os estudos de presença numa formação em saúde, a partir de exercícios de dança contemporânea desenvolvidos em um projeto de Extensão da Universidade Federal de São Paulo, no Instituto Saúde e Sociedade, campus Baixada Santista. A pesquisa foi realizada durante um ano, nos encontros com participantes entre 19 e 25 anos em formação nas áreas de saúde,que contaram com experiências práticas corporais e de conversas sobre as experimentações registradas em diários de campo pelos pesquisadores.Argumentos teóricos se misturam às falas de alunos participantes do projeto, a partir do método cartográfico, num texto que pretende compartilhar a experiência de uma formação interdisciplinar ou indisciplinar, em que a arte contemporânea e os estudos da presença foram focos de um processo de criação artística na área cênica.Como resultados e discussões, entendemos que presença em saúde é importante de ser vivenciada de maneira encarnada, com pele, toque, dança e movimento. Propomos uma formação corporal compartilhada, sensível e criativa, que cultiva a visão interdisciplinar como forma de ampliação do conceito saúde para uma atuação inventiva dentro das áreas acadêmicas de formação de profissionais.

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Biografia do Autor

Marina Souza Lobo Guzzo, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
Artista e pesquisadora das artes do corpo, Marina Guzzo tem pós-doutorado pelo Departamento de Artes Cênicas da da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Unifesp no Campus Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte e coordenadora do Núcleo Interdisciplicinar de Dança – N(i)D. Concentra suas criações na interface das linguagens artísticas e a incerteza da vida contemporânea, misturando dança, performance e circo para explorar os limites do corpo e da subjetividade nas cidades e na natureza. 
Daniele Guedes Fonseca, Universidade Federal de São Paulo
Graduanda em Bacharel em Psicologia na Universidade Federal de São Paulo tendo passado pelos cursos de Ciências Sociais e Dança pela Universidade Estadual de Campinas tem interesse na pesquisa artística corporal associada à subjetividade. Participou do Projeto de Extensão Universitária Artes do Corpo na UNIFESP com coordenação de Marina Guzzo. Circulou com a Performance Navios e esta circulando com a performance Mar –uma dança com  vento junto o N(i)D- Núcleo Interdisciplinar de pesquisa em dança, com direção de Marina Guzzo.   É cofundadora  do Entrelace coletivo e lacLab – Laboratório livre de artes circenses , desenvolvendo pesquisa sobre dança, artes circenses e integradas,  atuando como bailarina e intérprete.  
Iara Barreira Marqui, Universidade Federal de São Paulo
Graduanda em Educação Física na Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado
2017-10-31
Como Citar
GUZZO, M. S. L.; FONSECA, D. G.; MARQUI, I. B. Exercícios indisciplinares de dança: presença e formação compartilhada em saúde. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 21-36, 31 out. 2017.