Exercícios indisciplinares de dança: presença e formação compartilhada em saúde
Resumo
Este artigo pretende apontar caminhos para os estudos de presença numa formação em saúde, a partir de exercícios de dança contemporânea desenvolvidos em um projeto de Extensão da Universidade Federal de São Paulo, no Instituto Saúde e Sociedade, campus Baixada Santista. A pesquisa foi realizada durante um ano, nos encontros com participantes entre 19 e 25 anos em formação nas áreas de saúde,que contaram com experiências práticas corporais e de conversas sobre as experimentações registradas em diários de campo pelos pesquisadores.Argumentos teóricos se misturam às falas de alunos participantes do projeto, a partir do método cartográfico, num texto que pretende compartilhar a experiência de uma formação interdisciplinar ou indisciplinar, em que a arte contemporânea e os estudos da presença foram focos de um processo de criação artística na área cênica.Como resultados e discussões, entendemos que presença em saúde é importante de ser vivenciada de maneira encarnada, com pele, toque, dança e movimento. Propomos uma formação corporal compartilhada, sensível e criativa, que cultiva a visão interdisciplinar como forma de ampliação do conceito saúde para uma atuação inventiva dentro das áreas acadêmicas de formação de profissionais.Referências
BARROS, L. P. e KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V. e ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2002, nº 19, p. 20-28. ISSN 1413-2478.
DEJOURS, C. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 14, nº 54, p. 7-11, São Paulo, 1986.
GINOT, I.; MICHEL, M. La danse au XXe siècle. Paris: Larousses/Veuf, 2002.
GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. AnnaBlume: São Paulo, 2005.
KATZ, H. Um, dois, três, a dança é o pensamento do corpo. FID editorial: Belo Horizonte, 2011.
LABAN, R. Domínio do movimento. Summus: São Paulo, 1978.
LECOQ, J. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. SESC/SENAC: São Paulo, 2010.
LUZ, M. T. Complexidade do Campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e prática-análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde e sociedade, v. 18, n. 2, p. 304-311, São Paulo, 2009.
MONTAGU, A. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: editora 34, 2005.
ROPA, E. C. A dança e o agit-prop. Os Teatros não Teatrais na Cultura Alemã do Início do Século XX. Perspectiva: São Paulo, 2014.
SANT’ANNA, D. B. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. Estação Liberdade: São Paulo, 2001.
SCLIAR, M. História do conceito de saúde. Physis, v. 17, n. 1, p. 29-41, Rio de Janeiro, 2007.
TEDESCO, S. H.; SADE, C.; CALIMAN, L. V. A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 2, p. 299-322, Niterói, 2013.
VIANNA, K. A dança. Summus: São Paulo, 2005.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.