Violência de gênero no contexto escolar: refletindo sobre estratégias de enfrentamento através da extensão universitária

  • Caroline Fernanda Santos da Silva Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Andriele Rodrigues Moraes Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Katia Glashorester da Silva Rocha Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.
Palavras-chave: Violência de gênero. Contexto escolar. Extensão universitária.

Resumo

Este trabalho apresenta algumas reflexões suscitadas a partir da aplicação do projeto de extensão universitária do curso de Serviço Social da ULBRA, intitulado: “Promoção da Paz e Estratégias de Enfrentamento à Violência de Gênero nas Escolas”, no período de 2016-1. Apresentamos algumas das situações vivenciadas pelas alunas extensionistas e pela professora coordenadora do projeto durante o “jogo de tabuleiro”, metodologia desenvolvida junto aos alunos do Ensino Médio da cidade de Canoas/RS, em uma escola da rede estadual de ensino. Para oferecer subsídios à discussão, este trabalho apresenta também algumas reflexões sobre a conjuntura econômica, política e social do país e do estado do Rio Grande Sul; bem como uma discussão sobre a violência de gênero e a culpabilização da mulher na sociedade atual, bem como o papel da extensão universitária nesse contexto.

Biografia do Autor

Caroline Fernanda Santos da Silva, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Assistente Social, Mestre em Serviço Social. Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da ULBRA. Coordenadora do Projeto de Extensão "Na Paz: Estratégias para a Promoção da Igualdade Racial e de Gênero nas Escolas".
Andriele Rodrigues Moraes, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Acadêmica de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.
Katia Glashorester da Silva Rocha, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.
Assistente Social egressa da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

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Publicado
2017-10-31
Como Citar
DA SILVA, C. F. S.; MORAES, A. R.; DA SILVA ROCHA, K. G. Violência de gênero no contexto escolar: refletindo sobre estratégias de enfrentamento através da extensão universitária. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 157-169, 31 out. 2017.
Seção
Relatórios