Heteronormatividade e abjeção na escola: reflexões construídas junto a um grupo LGBTT no interior de São Paulo

  • Ana Paula Leivar Brancaleoni Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Sylvia Maria Godoy Amorim Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: Heteronormatividade. Gênero. Abjeção.

Resumo

Vivemos em uma sociedade pautada no dispositivo cultural de poder da heteronormatividade. Assim, a homofobia e a transfobia, frequentemente já vivenciadas na família, são reproduzidas na escola. No presente trabalho, pretende-se construir compreensões sobre as vivências escolares de um grupo LGBTT, que enfrentam condições de vulnerabilidade, na relação com a heteronormatividade, assim como elencar elementos importantes para a construção de um cotidiano escolar em que caiba a diversidade sexual e de gênero. Adotou-se uma abordagem de cunho cartográfico. O trabalho com o grupo foi desenvolvido em um centro de referência a pessoas em situação de rua que frequentavam o local para refeições e banho. Os encontros foram semanais ao longo de um ano. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados: o diário de bordo e entrevistas. Constatou-se que as histórias demonstram com intensidade a ação da heteronormatividade enquanto dispositivo cultural de poder, legitimando hierarquizações e processos de exclusão e violência. A transfobia e homofobia resultaram em processos de isolamento e expulsão da escola, assim como da negação das condições básicas de aprendizado, expressas no não domínio da escrita e da leitura. Ao longo do trabalho desenvolvido, destacou-se o potencial do trabalho em grupo, através do qual puderam reconhecer e reinterpretar as próprias dores, entendendo-se como sujeitos que possuem uma história que merece ser contada e que apresenta um potencial de ajuda a outras pessoas que vivenciam condições semelhantes.

Biografia do Autor

Ana Paula Leivar Brancaleoni, Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Psicóloga, mestre e doutora pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, campus Jaboticabal. Atua em Psicologia Social e Clínica. Membro do Laboratório PSIA - IPUSP.
Sylvia Maria Godoy Amorim, Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
Psicóloga formada pela Universidade Paulista. Mestranda do programa em Educação Sexual da FCL/UNESP. Membro do projeto de Extensão SEJu- sexualidade educação e juventude da FCAV/UNESP. Membro do Projeto de Extensão SEJu da FCAV/UNESP. Atua principalmente com psicologia social, sexualidade e gênero.

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Publicado
2017-10-31
Como Citar
BRANCALEONI, A. P. L.; AMORIM, S. M. G. Heteronormatividade e abjeção na escola: reflexões construídas junto a um grupo LGBTT no interior de São Paulo. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 57-75, 31 out. 2017.