Experimentos em aula: um exercício interdisciplinar de ensino

  • Ronaldo Luis Goulart Campello Universidade Federal de Pelotas
  • Cynthia Farina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
Palavras-chave: Cartas epistolares. Experiência. Cartografia.

Resumo

Este texto traz à discussão uma investigação realizada no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia – MPET do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – IFSUL campus Pelotas, RS nos anos de 2015-16, a pesquisa se assume a partir de observações realizadas com um grupo de estudantes do quinto ano do ensino fundamental de uma Escola Técnica Estadual no bairro Fragata, nesta cidade, onde a criação manuscrita de textos epistolares surge como uma prática interdisciplinar potente de ensino, com a intenção de amenizar as dificuldades de aprendizagem deste grupo. Ao passo que as atividades se desenvolviam se percebeu a necessidade de pensar as condições funcionais de tal prática, e ir além. Além de somente pensar tal atividade como redentora de dificuldades de aprendizagem, mas como processo de formação mais amplo anunciando um diálogo que perpassa a escrita de si no contexto de um processo de formação, compreendendo a escrita como uma prática capaz de reinvenção de modos de pensar e ser, a qual nos faz refletir sobre os encontros que nos atravessam em procedimentos de formarmos, discentes e docentes. O método de pesquisa apresentado é o cartográfico. A cartografia cria oscilações próprias, descaminhos que surgem conforme as pistas dos trajetos vão se desvelando no tecer, tramar conceitualmente uma discussão unindo a experiência a problematização. 

Biografia do Autor

Ronaldo Luis Goulart Campello, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – IFSUL, Pelotas, RS
Cynthia Farina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
Doutora em Educação, coordenadora do GP Educação e Contemporaneidade: Experimentações com Arte e Filosofia (Experimenta); professora do Programa em Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL, Pelotas RS

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede; a era da informação: economia, sociedade e cultura, volume 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CÉSAR, Janaína Mariano. SILVA, Fabio Herbert da. BICALHA, Pedro Paulo Gastalho de. O lugar do quantitativo na pesquisa cartográfica. Fractal, Ver. Psiclo., v.25 – n.2, p.357-372, Maio/ago. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-02922013000200009&script=sci_arttext> acessado em 17/05/2015.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de janeiro: Ed. 34, 1992.

______; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, v.1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

______, G. Abecedário de Gilles Deleuze. PARNET, A. V. Produzido e realizado: Pierre-André Boutang, Éditions Montparnasse, Paris. 1996. Disponível em: < http://www.docspt.com/index.php?topic=16463.0 > Acessado em 12/11/15.

FERIGATO, Sabrina Helena. CARVALHO, Sérgio Resende. Pesquisa qualitativa, cartografia e saúde: conexões. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.15, n.38, p.663-75, jul./set. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n38/aop3411.pdf> acessado em 17/06/2015.

FILHO, Kleber Prado. TETI, Marcela Montalvão. A cartografia como método para as ciências humanas e sociais. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.38, p.<45-59>, jan./jun. 2013. Disponível em: < file:///D:/Usuario/Downloads/2471-15593-2-PB.pdf > acessado em 17/06/2015.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: ____.O que é um autor? Trad. António Fernando Cascais e Edmundo Cordeiro. Lisboa: Editora Vega. 1992. p. 129-160. Disponível em: < file:///D:/Users/Ronaldo/Downloads/Foucault%20Michel%20A%20escrita%20de%20si%20(1).pdf> acessado em 26/03/16.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. In: Dossiê Gilles Deleuze. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.27 n.2 p.169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: <https://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/16652/mod_resource/content/1/Gallo_Em_torno_de_uma_educacao_menor.pdf> acessado em 05/09/16.

GUATTARI, F.; ROLNIK S. 1996. Micropolítica: cartografia do desejo. Petrópolis: Vozes. 4ª ed.

HAESBAERT, Rogério. BRUCE, Glauco. A desterritorialização na obra de Deleuze e Guattari. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-ApuUgDg4s4J:www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/viewFile/74/72+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br> acessado em 10/06/15.

IANNI, Otávio. Teorias da globalização – 3ª edição – Editora Civilização Brasileira. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Qv4XjSCIhMJ:ucbweb.castelobranco.br/webcaf/arquivos/12896/7869/DESTERRITORIALIZACAO___Onipresenca_na_Ciranda_Global.doc+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br> acessado em 30/08/2015.

IONTA, Mariza. A escrita de si como prática de uma literatura menor: cartas de Anita Malfatti a Mário de Andrade. Rev. Estud. Fem. vol.19 no.1 Florianópolis Jan./Abr. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2011000100007> acessado em 19/06/15.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002, Nº 19. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf> acessado em 15/05/15.

______, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas/ texto de Jorge Larrosa, tradução de Alfredo Veiga-Neto, - 5, Ed.; 2. reimp. – Belo Horizonte; Autentica Editora, 2015.

ORRÚ, Carla Maria dos Santos Ferraz. ANDRADE, Marieta Benedita de Paula. 15º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada. A escrita de si e o caráter revelador da escrita em textos não verbais. 2009. (Seminário). Disponível em: <http://site.unitau.br/scripts/prppg/la/5sepla/site/comunicacoes_orais/artigocarla_maria_marieta_benedita.pdf> acessado em 22/09/15.

POE, Edgar Allan. O corvo. The Raven. Editora Dark Side. Tradução Machado de Assis, Fernando Pessoa. Edição 2013. Ano da obra 1845. 50 pag.

______. Edgar Allan. O homem da multidão. Ano 02 número 12 - fevereiro de 2005 Disponível em: < http://www.bestiario.com.br/12.html> acessado em 24/08/16.

SIBILIA, Paula. 1967 -. Redes e paredes: a escola em tempos de dispersão/ Paula Sibilia; tradução Vera Ribeiro. – Rio de Janeiro: Contraponto. 2002.

VASCONCELOS, Maria Helena Falcão de. A escrita nômade de Clarice Lispector. ALEGRAR nº04 - 2007 - ISSN 18085148. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:LhIVYROSMJ:www.alegrar.om.br/04/textos_A_04/03_escrita.pdf+&cd=6&hl=ptBR&ct=clnk&gl=br> acessado em 09/06/15.

Publicado
2017-10-31
Como Citar
CAMPELLO, R. L. G.; FARINA, C. Experimentos em aula: um exercício interdisciplinar de ensino. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 76-86, 31 out. 2017.