A educação ambiental e a extensão na universidade: um breve olhar sobre a Garoupa verdadeira (Epinephelus Marginatus) e os peixes costeiros no extremo sul do brasil

  • Kerolen Rosa das Neves Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Mario Vinicius Condini Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Alexandre Miranda Garcia Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Joziel Gonçalves Botelho Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Palavras-chave: Impactos antrópicos, Extensão, Conflitos ambientais.

Resumo

Dentre os impactos antrópicos mais comuns sobre os ecossistemas marinhos e costeiros podemos citar a instalação de indústrias próximas à zona costeira, poluição, sobre pesca e destruição dos habitats. Uma forma de problematizar e discutir como o homem têm-se relacionado com os mares é promover no ambiente escolar um espaço aberto para debates, exposições de ideias e questionamentos. Buscamos, assim, desenvolver diferentes metodologias em torno de peixes costeiros com enfoque na garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) que intentam estimular o desenvolvimento de estudantes com uma leitura crítica da realidade do município em que vivem, a fim de tornar mais profícuo e enriquecedor o processo de ensino e aprendizagem. Neste enquadramento, o presente trabalho traz também algumas discussões acerca de como a educação ambiental e a extensão têm-se colocado na universidade.  Sendo o município do Rio Grande\RS cenário de diferentes conflitos ambientais, procurou-se elaborar estratégias educacionais que fossem de encontro a essas problemáticas que estão intimamente relacionadas com as vivências dos estudantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kerolen Rosa das Neves, Universidade Federal do Rio Grande- FURG
Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG, departamento de Ciências Biológicas.
Mario Vinicius Condini, Universidade Federal do Rio Grande- FURG
Possui graduação em Oceanologia na Universidade Federal do Rio Grande- FURG, mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica da FURG, doutorado pelo mesmo programa, com período sanduíche na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado no Instituto de Oceanografia - FURG.
Alexandre Miranda Garcia, Universidade Federal do Rio Grande- FURG
Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande- FURG, mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica pela FURG e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professor e pesquisador na FURG, a nível de graduação e pós-graduação.
Joziel Gonçalves Botelho, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
É Graduado em Ciências Biológicas, bacharelado, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Em 2016 iniciou a graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura, pela FURG

Referências

ACSSELRAD, Henri. Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2004.

ACSSELRAD, Henri. O que é justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. Anais... Caxambu: ANPED, 2004.

CONDINI, Mario Vinicius; SEYBOTH, Elisa; VIEIRA, João Paes; GARCIA, Alexandre Miranda. Garoupa-verdadeira Mycteroperca marginata (Pisces, Serranidae) nos molhes da barra de Rio Grande. Cadernos de Ecologia Aquática, 5: 23-30, 2010.

COLETIVO Brasileiro de Pesquisa da Desigualdade Ambiental. Desigualdade Ambiental e Acumulação por Espoliação: O que está em Jogo na Questão Ambiental? Disponível em <http://www.ces.uc.pt/ecadernos/media/ecadernos17/07.ColetivoBras.Pesq.DesigualdadeAmbiental.pdf.> Acesso em: 21 fevereiro. 2017.

CRIVELLARO, Carla Valeria Leonini; NETO, Ramiro Martinez; RACHE, Rita Patta. Ondas Que Te Quero Mar: Educação ambiental para comunidades costeiras. Porto Alegre: Gestal. 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2005.

GERHARDT, Cleyton; LOPO, Rafael; SANTOS, Caio Floriano. Pólo Naval de Rio grande: ideologia neodesenvolvimentista, "alternativas infernais" e "autoritarismos tolerantes. In: ZHOURI, Andréa ; VALÊNCIO, Norma. Formas de matar, de morrer e de resistir: limites da resolução negociada de conflitos ambientais e garantia dos direitos humanos e difusos. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

LAYRARGUES, P.P. A crise ambiental e suas implicações na educação. In: QUINTAS, J.S. (Org.) Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. 2 a ed. Brasília: IBAMA, 2002.

MACHADO, CARLOS; CALLONI, HUMBERTO; ADOMILLI, GIANPAOLO. Olhares, Pensares e Fazeres Sobre e Na Educação Ambiental: Reflexões SobreDesde os Fundamentos ao Campo Atual Brasileiro. IN: Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental Vol. 21, n. 1, 2016.

MAGALHÃES, Joanalira Corpes; BARROS, Suzana Conceição. Artefatos culturais: Pensando possiblidades de abordagem para ensino de Ciências e Biologia. In: RIBEIRO,P.R.C, MAGALHÃES,J.L. (Org). Ensino de Ciências outros olhares, outras possibilidades. Rio Grande: FURG, 2014.

MARX, Karl Heinrich; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo, SP: Ed, Martins Claret,2006.

MASSENA, Fábio dos Santos; RAMOS, Fernanda Lisboa; MIROTTI, Patrícia Izzo; TREVIZAN, Salvador Dal Pozzo; WIBELINGER,Lia Mara. Etnoictiologia Dos Pescadores Artesanais Da Vila Cachoeira, ILHÉUS – BA. IN: Rev. Bras. Eng. Pesca 7(n): 32-44, 2014.

MOITA, Filomena e ANDRADE, Fernando. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 41 maio/ago. 2009.

PAVÃO, Antônio Carlos; FREITAS, Denise. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos : UFSCAR, 2008.

PLANO de Desenvolvimento Institucional. Rio Grande: FURG, 20... Disponível em: <http://www.pdi.furg.br/images/stories/documentos/pdi%202015-2018%20final.pdf> Acesso em: 10,mai.2016

PEREIRA, Carolina Rodrigues. Desenvolvimento de jogo didático visando à promoção da garoupa-verdadeira Mycteroperca marginata como espécie-bandeira na conservação do ambiente marinho. Monografia, Especialização em Ecologia Aquática Costeira, FURG. 2011.

NEVES, Kerolen Rosa; SCHWANTES, Lavínia. Método Científico Aplicado ao Ensino De Vertebrados. In: XIX Jornada Biológica,15.2017, Rio Grande. Resumos... Rio Grande: FURG, 2017.

QUADRADO, Raquel Pereira; NUNES, Maria Teresa; RIZZI, Claudia Andrea; RIBEIRO, Paula Regina. ECOS DO SUL: Conhecer os ecossistemas costeiros é tri legal. Rio Grande: FURG. 2015.

RODRIGUES, Jéssica Nascimento; GUIMARÃES, Mauro. Políticas Públicas e Educação Ambiental Na Contemporaneidade: Uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). In: Ambiente & Educação-vol.15(2)-Rio Grande: FURG, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Caio Floriano; MACHADO, Carlos RS. Extremo Sul do Brasil - uma grande "zona de sacrifício" ou "paraíso de poluição". In: MACHADO, Carlos RS; SANTOS, Caio Floriano; ARAÚJO, Claudionor F.; PASSOS, Wagner V. (Orgs). Conflitos Ambientais e Urbanos: debates, lutas e desafios. Porto Alegre: Evangraf, 2013a. p. 181-204.

SARTORI, Renata Coelho; MONTEIRO, Arlete Assumpção. Da Crise Ambiental Para Uma Abordagem Ecossistêmica Do Conhecimento: os desafios do conhecimento científico contemporâneo. In: Ambiente & Educação-vol.15(2)-Rio Grande: FURG, 2010.

STEIL, C.A; CARVALHO, I.C.M. Epistemologias ecológicas: delimitando um conceito. Mana, v. 20, n.1, p. 163-183, 2014.

STEINBERG, Shirley. Kindercultura: a construção da infância pelas grandes corporações. In: SILVA, L. H.; AZEVEDO, J. C.; SANTOS, E. (Org.). Identidade social e a construção do conhecimento. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Educação, 1997.

VANIEL, Berenice Vahl & BEMVENUTI, Marlise de A. - Investigando os peixes nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Cadernos de Ecologia Aquática,1(1):1-14, 2006.

VASCONCELOS, Ana Lúcia da Silva; COSTA, Carlos Helaidio Chaves ; SANTANA,

José Rogério; CECCATTO, Vânia Marilande. Importância da abordagem prática no ensino de Biologia para a formação de professores (Licenciatura plena em Ciências – Habilitação em Biologia /Química – UECE) em Limoeiro do Norte – CE. Fortaleza – CE, 2002.

Publicado
2017-10-31
Como Citar
NEVES, K. R. DAS; CONDINI, M. V.; GARCIA, A. M.; BOTELHO, J. G. A educação ambiental e a extensão na universidade: um breve olhar sobre a Garoupa verdadeira (Epinephelus Marginatus) e os peixes costeiros no extremo sul do brasil. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 87-101, 31 out. 2017.