A educação ambiental e a extensão na universidade: um breve olhar sobre a Garoupa verdadeira (Epinephelus Marginatus) e os peixes costeiros no extremo sul do brasil
Resumo
Dentre os impactos antrópicos mais comuns sobre os ecossistemas marinhos e costeiros podemos citar a instalação de indústrias próximas à zona costeira, poluição, sobre pesca e destruição dos habitats. Uma forma de problematizar e discutir como o homem têm-se relacionado com os mares é promover no ambiente escolar um espaço aberto para debates, exposições de ideias e questionamentos. Buscamos, assim, desenvolver diferentes metodologias em torno de peixes costeiros com enfoque na garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) que intentam estimular o desenvolvimento de estudantes com uma leitura crítica da realidade do município em que vivem, a fim de tornar mais profícuo e enriquecedor o processo de ensino e aprendizagem. Neste enquadramento, o presente trabalho traz também algumas discussões acerca de como a educação ambiental e a extensão têm-se colocado na universidade. Sendo o município do Rio Grande\RS cenário de diferentes conflitos ambientais, procurou-se elaborar estratégias educacionais que fossem de encontro a essas problemáticas que estão intimamente relacionadas com as vivências dos estudantes.Downloads
Referências
ACSSELRAD, Henri. Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2004.
ACSSELRAD, Henri. O que é justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. Anais... Caxambu: ANPED, 2004.
CONDINI, Mario Vinicius; SEYBOTH, Elisa; VIEIRA, João Paes; GARCIA, Alexandre Miranda. Garoupa-verdadeira Mycteroperca marginata (Pisces, Serranidae) nos molhes da barra de Rio Grande. Cadernos de Ecologia Aquática, 5: 23-30, 2010.
COLETIVO Brasileiro de Pesquisa da Desigualdade Ambiental. Desigualdade Ambiental e Acumulação por Espoliação: O que está em Jogo na Questão Ambiental? Disponível em <http://www.ces.uc.pt/ecadernos/media/ecadernos17/07.ColetivoBras.Pesq.DesigualdadeAmbiental.pdf.> Acesso em: 21 fevereiro. 2017.
CRIVELLARO, Carla Valeria Leonini; NETO, Ramiro Martinez; RACHE, Rita Patta. Ondas Que Te Quero Mar: Educação ambiental para comunidades costeiras. Porto Alegre: Gestal. 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2005.
GERHARDT, Cleyton; LOPO, Rafael; SANTOS, Caio Floriano. Pólo Naval de Rio grande: ideologia neodesenvolvimentista, "alternativas infernais" e "autoritarismos tolerantes. In: ZHOURI, Andréa ; VALÊNCIO, Norma. Formas de matar, de morrer e de resistir: limites da resolução negociada de conflitos ambientais e garantia dos direitos humanos e difusos. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
LAYRARGUES, P.P. A crise ambiental e suas implicações na educação. In: QUINTAS, J.S. (Org.) Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. 2 a ed. Brasília: IBAMA, 2002.
MACHADO, CARLOS; CALLONI, HUMBERTO; ADOMILLI, GIANPAOLO. Olhares, Pensares e Fazeres Sobre e Na Educação Ambiental: Reflexões SobreDesde os Fundamentos ao Campo Atual Brasileiro. IN: Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental Vol. 21, n. 1, 2016.
MAGALHÃES, Joanalira Corpes; BARROS, Suzana Conceição. Artefatos culturais: Pensando possiblidades de abordagem para ensino de Ciências e Biologia. In: RIBEIRO,P.R.C, MAGALHÃES,J.L. (Org). Ensino de Ciências outros olhares, outras possibilidades. Rio Grande: FURG, 2014.
MARX, Karl Heinrich; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo, SP: Ed, Martins Claret,2006.
MASSENA, Fábio dos Santos; RAMOS, Fernanda Lisboa; MIROTTI, Patrícia Izzo; TREVIZAN, Salvador Dal Pozzo; WIBELINGER,Lia Mara. Etnoictiologia Dos Pescadores Artesanais Da Vila Cachoeira, ILHÉUS – BA. IN: Rev. Bras. Eng. Pesca 7(n): 32-44, 2014.
MOITA, Filomena e ANDRADE, Fernando. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 41 maio/ago. 2009.
PAVÃO, Antônio Carlos; FREITAS, Denise. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos : UFSCAR, 2008.
PLANO de Desenvolvimento Institucional. Rio Grande: FURG, 20... Disponível em: <http://www.pdi.furg.br/images/stories/documentos/pdi%202015-2018%20final.pdf> Acesso em: 10,mai.2016
PEREIRA, Carolina Rodrigues. Desenvolvimento de jogo didático visando à promoção da garoupa-verdadeira Mycteroperca marginata como espécie-bandeira na conservação do ambiente marinho. Monografia, Especialização em Ecologia Aquática Costeira, FURG. 2011.
NEVES, Kerolen Rosa; SCHWANTES, Lavínia. Método Científico Aplicado ao Ensino De Vertebrados. In: XIX Jornada Biológica,15.2017, Rio Grande. Resumos... Rio Grande: FURG, 2017.
QUADRADO, Raquel Pereira; NUNES, Maria Teresa; RIZZI, Claudia Andrea; RIBEIRO, Paula Regina. ECOS DO SUL: Conhecer os ecossistemas costeiros é tri legal. Rio Grande: FURG. 2015.
RODRIGUES, Jéssica Nascimento; GUIMARÃES, Mauro. Políticas Públicas e Educação Ambiental Na Contemporaneidade: Uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). In: Ambiente & Educação-vol.15(2)-Rio Grande: FURG, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Caio Floriano; MACHADO, Carlos RS. Extremo Sul do Brasil - uma grande "zona de sacrifício" ou "paraíso de poluição". In: MACHADO, Carlos RS; SANTOS, Caio Floriano; ARAÚJO, Claudionor F.; PASSOS, Wagner V. (Orgs). Conflitos Ambientais e Urbanos: debates, lutas e desafios. Porto Alegre: Evangraf, 2013a. p. 181-204.
SARTORI, Renata Coelho; MONTEIRO, Arlete Assumpção. Da Crise Ambiental Para Uma Abordagem Ecossistêmica Do Conhecimento: os desafios do conhecimento científico contemporâneo. In: Ambiente & Educação-vol.15(2)-Rio Grande: FURG, 2010.
STEIL, C.A; CARVALHO, I.C.M. Epistemologias ecológicas: delimitando um conceito. Mana, v. 20, n.1, p. 163-183, 2014.
STEINBERG, Shirley. Kindercultura: a construção da infância pelas grandes corporações. In: SILVA, L. H.; AZEVEDO, J. C.; SANTOS, E. (Org.). Identidade social e a construção do conhecimento. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Educação, 1997.
VANIEL, Berenice Vahl & BEMVENUTI, Marlise de A. - Investigando os peixes nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Cadernos de Ecologia Aquática,1(1):1-14, 2006.
VASCONCELOS, Ana Lúcia da Silva; COSTA, Carlos Helaidio Chaves ; SANTANA,
José Rogério; CECCATTO, Vânia Marilande. Importância da abordagem prática no ensino de Biologia para a formação de professores (Licenciatura plena em Ciências – Habilitação em Biologia /Química – UECE) em Limoeiro do Norte – CE. Fortaleza – CE, 2002.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.