Projeto De Reestruturação Do Acervo Da Pinacoteca Municipal De São Bernardo Do Campo

  • Silvia Helena Facciolla Passarelli Professora Doutora Adjunta da Universidade Federal do ABC
  • Daniel Donato Ribeiro Bolsista do Projeto; Aluno da Universidade Federal do ABC
  • Dario Santos de Oliveira Bolsista do Projeto; Aluno da Universidade Federal do ABC
  • Marcos Vinícios Gomes de Medeiros Bolsista do Projeto; Aluno da Universidade Federal do ABC
  • Vitória Pecora Bolsista do Projeto; Aluna da Universidade Federal do ABC
  • Caroline Silvério Coordenadora do Projeto; Técnica Administrativa da Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Difusão Artística. Políticas Públicas. Gestão Museal.

Resumo

ResumoNeste relatório pretende-se analisar o papel da extensão universitária no apoio aos procedimentos de guarda do Acervo Artístico dentro do projeto de Reestruturação do Acervo da Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo, parceria entre a Universidade Federal do ABC e a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A ação extensionista envolve um esforço conjunto entre técnicos da instituição, estudantes de diferentes formações e voluntários para a organização e difusão do acervo artístico. Por meio do fazer-aprender, foram desenvolvidos conhecimentos na área de gestão museológica, organização de acervos e difusão cultural. O projeto aperfeiçoa, assim, a formação dos estudantes na área de gestão museal e de políticas públicas de cultura fortalecendo uma instituição já tradicional na área de formação e difusão de arte.AbstractIn this report is intended to analyze the importance of university extension helping the safeguard procedures of the collection inside the project: “Restructuring of the collection of Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo”, partnership between University Federal of ABC and the city hall of São Bernardo do Campo. The extensionist action involves a group effort among technicians who work in the institution, students from many areas, and volunteers, working for the organization and propagation of museum’s collection. Doing and learning at the same time was the method used for develop knowledge in museum management area, collection organization and cultural disclosure. The project improves the building of learning about administration of museums and public policy in cultural area, strengthening an institution with is already traditionally related to art.Keywords: Artistic Propagation; Public Policy; Museum Management.

Biografia do Autor

Silvia Helena Facciolla Passarelli, Professora Doutora Adjunta da Universidade Federal do ABC
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC e tem participado das atividades de pesquisa junto a grupos de pesquisa na Universidade Federal de São Carlos, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, história da urbanização, política pública, regionalidade e memória.
Daniel Donato Ribeiro, Bolsista do Projeto; Aluno da Universidade Federal do ABC
Estudante em Bacharelado de Ciências e Humanidades e Filosofia na Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente Bolsista do Projeto de Ensino e Extenção Universitária, de Reestruturação do Acervo da Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo.
Dario Santos de Oliveira, Bolsista do Projeto; Aluno da Universidade Federal do ABC
Estudante em Bacharelado de Ciências e Humanidades e Filosofia na Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente Bolsista do Projeto de Ensino e Extenção Universitária, de Reestruturação do Acervo da Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo.
Marcos Vinícios Gomes de Medeiros, Bolsista do Projeto; Aluno da Universidade Federal do ABC
Estudante em Bacharelado de Ciências e Humanidades e Gestão de Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC (UFABC). Formado Em História pela Universidade Sao Paulo (USP). Atualmente Bolsista do Projeto de Ensino e Extenção Universitária, de Reestruturação do Acervo da Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo.
Vitória Pecora, Bolsista do Projeto; Aluna da Universidade Federal do ABC
Estudante em Bacharelado de Ciências e Tecnologia e Neurociência na Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente Bolsista do Projeto de Ensino e Extenção Universitária, de Reestruturação do Acervo da Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo.
Caroline Silvério, Coordenadora do Projeto; Técnica Administrativa da Universidade Federal do ABC
Historiadora por formação, atuou a maior parte da carreira na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Antes de ingressar como servidora na Universidade Federal do ABC, iniciou trabalho em espaços culturais e museológicos na cidade de São Bernardo do Campo. Desde então, participa de eventos e cursos relacionados a assuntos museológicos e gestão de projetos. Alocada na Pró reitoria de Extensão e Cultura, busca estratégias para tornar o diálogo da Universidade com a Região do Grande ABC o mais orgânico possível. Atualmente, coordena Projeto de Ação Cultural e Extensionista na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, atrelado a um PROAC de Reestruturação de Acervo.

Referências

Referências Bibliográficas

DAWSON, Alex, HILLHOUSE, Susanna, SPECTRUM 4.0 -The UK Museum Collections Management Standard. Appendix 1, Information Requirements. Versão 4.0. London: Collections Trust, 2014.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury, tradução e comentários. São Paulo: Comitê Brasileiro do Icom: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

HARPRING, Patricia. Introdução aos Vocabulários Controlados: Terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais. São Paulo: Murtha Baca, 2013. Disponível em: <http://sisemsp.org.br/newsite/wp-content/uploads/2013/12/Vocabularios Controlados - Digital.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.

MOTTA, Denyse da. Manual Prático de Procedimentos Museológicos. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, 2015.

PADILHA, Renata Cardozo. Documentação Museológica e Gestão de Acervo. Florianópolis: Fcc Edições, 2014.

SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.

TEIXEIRA, Lia Canola; GHIZONI, Vanilde Rohling. Conservação Preventiva de Acervos. Florianópolis: Fcc Edições, 2012.

Publicado
2017-10-31
Como Citar
PASSARELLI, S. H. F.; DONATO RIBEIRO, D.; SANTOS DE OLIVEIRA, D.; DE MEDEIROS, M. V. G.; PECORA, V.; SILVÉRIO, C. Projeto De Reestruturação Do Acervo Da Pinacoteca Municipal De São Bernardo Do Campo. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 170-183, 31 out. 2017.
Seção
Relatórios