Ciência e sociedade: ferramentas contábeis no ensino da educação financeira
Resumo
Este artigo resulta de um desafio metodológico elencado na disciplina de “Metodologia da Ciência” ministrada no primeiro semestre do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Frederico Westphalen. O desafio consistiu em criar textos acadêmicos intensificando o papel da Universidade na articulação do conhecimento científico com as necessidades e potencialidades da realidade social e, igualmente, aplicar as regras da ABNT. O tema escolhido foi a Educação Financeira, haja vista a necessidade de se educar o brasileiro para sua organização financeira, o que pressupõe que essa temática seja trabalhada nas escolas, desde o Ensino Fundamental até a Universidade. Para isso, buscamos refletir acerca da atual situação econômica do Brasil, onde parcela significativa da população encontra-se endividada e propor algumas técnicas contábeis passíveis de serem utilizadas no ensino, articuladas aos conceitos da Contabilidade. Tomamos como base os conceitos de consumo e poupança e propomos as técnicas contábeis de Planejamento Financeiro, Orçamento e Fluxo de Caixa como ferramentas para a gestão da Economia Doméstica. Utilizamos uma metodologia descritiva e crítica. O texto foi organizado em quatro momentos: no primeiro,exploramos os termos consumo e poupança; no segundo, realizamos uma análise dos índices divulgados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic); no terceiro, desenvolvemos uma abordagem acerca das vantagens da Educação Financeira para a população; no quarto, indicamos técnicas contábeis para a gestão da Economia Doméstica.Referências
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