Escola democrática e a padronização dos modos de aprender

  • Patrick da Silveira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Mestrando
  • Cristina Marin Ribeiro Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Mestranda
Palavras-chave: Medicalização, Escola Democrática, Ensino.

Resumo

O presente ensaio teórico busca refletir acerca do fenômeno da crescente medicalização que acomete o ambiente escolar. Uma vez que que a escola que temos hoje, em grande parte, preconiza os saberes acadêmico formais, estabelecendo a meritocracia e um certo padrão de comportamento como forma de atestar o sucesso ou fracasso escolar, torna-se cada vez mais relevante pensarmos em quem são os sujeitos inseridos na escola, de forma a não darem por vencidas as investidas pedagógicas, caracterizando o insucesso como sendo fruto de uma patologia.

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Biografia do Autor

Patrick da Silveira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Mestrando
Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Sou especialista em Psicomotricidade e Supervisão Escolar pela Univ. Cândido Mendes - RJ (2014). Mestrando em Ciências do Movimento Humano pala UFRGS.  Atualmente sou professor na Prefeitura Municipal de Esteio e professor de educação física na Prefeitura Municipal de Gravataí. Tenho experiência no Ensino Regular, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Social, na Educação Especial e como assessor pedagógico. Participo, como voluntário, do grupo de pesquisa em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas PPGCMH/UFRGS. Recebi, em 2013, o Prêmio Esporte Educacional - Profissional de Educação Física, conferido pela Prefeitura Municipal de Esteio.
Cristina Marin Ribeiro Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Mestranda
Graduação em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Especialização em Geografia - Urbanização e interdisciplinaridade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) . Mestranda em Geografia - Análise Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (2015)

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Publicado
2017-10-31
Como Citar
GONÇALVES, P. DA S.; GONÇALVES, C. M. R. Escola democrática e a padronização dos modos de aprender. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 219-225, 31 out. 2017.