Caminhos da dança na rua: espaço público privatizado? – intervindo no parklet
Resumo
O presente texto se refere ao projeto de extensão Caminhos da Dança na Rua, do Curso de Dança-licenciatura da UFPel, que trata da trajetória dança-arquitetura-cidade. O objetivo central do trabalho é refletir sobre uma das ações realizada por esse grupo, que se deu no espaço urbano e público em Pelotas – em um dos Parklets da cidade. Como aporte teórico foram utilizados os autores: Agamben (2009), Fernandes (2015) e Lepecki (2012), Rancière (2010). A intervenção aconteceu através de um pré encontro (onde foi concordado o local, dia, quem iria performar, que objetos levar, que ações poderiam proceder) e do encontro oficial (que corresponde ao dia da intervenção).Referências
AGAMBEN, Giorgio (Org.). O que é Contemporâneo?: e outros ensaios. 2009. ed. Chapecó, SC: Argos, 2009. 92 p.v. 1.
ALICE, Tania. Diluição das fronteiras entre linguagens artísticas: a performance como revolução dos afetos. Catálogo Nacional do SESC. 2014. Disponível em: http://taniaalice.com/wp-content/uploads/2012/11/palco2014_Artigo_Tania.pdf. Acesso em 21 jul. 2017.
ANDRÉ, Carminda Mendes. O teatro pós-dramático na escola. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05062007-092024/pt-br.php. Acesso em: 26 jul. 2017.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O corpo-em-experiência. Revista do LUME: Campinas, SP, n. 4, 2013. Disponível em: Acesso em 22 jul. 2017.
FERNANDES, P. C. A.. Fissuras Urbanas em Belo Horizonte, Brazil. In: Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, 2015, Barcelona. VII Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, 2015.
GUERRERO, M. F. Formas de Improvisação em Dança. Portal Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, Salvador, 2008.
JACQUES, Paola Berenstein. Notas sobre Cidade e Cultura. In: ROCHA, Renata; RUBIM, Antonio Albino Canelas (Orgs.). Políticas Culturais para as Cidades. Salvador: EDUFBA, 2010.
LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. In: Revista Ilha. V. 13. N. 1. P. 41-60. Jan/jun 2011 (2012).
MARTINS, Cleide. Improvisação em dança: sistemas e evolução. 2003. Disponível em: <http://idanca.net/improvisacao-em-danca-sistemas-e-evolucao/> Acesso em 28 jul. 2017.
PLARQUITETURA. Disponível em: <http://www.plarquitetura.com.br/blog/parklets-o-que-e-e-como-montar-um-parklet/>. Acesso em: 28 jul. 2017.
RANCIÈRE, Jacques. Dissensus: On Politics and Aesthetics. London/ New York: Continuum, 2010.
RIBEIRO, Tiago Nogueira. Dança e intervenção urbana: a contribuição do regime dos editais para a espetacularização da arte e da cidade contemporânea. FAP: Revista Científica, Curitiba v.11, p.113-121, jul./dez. 2014.
SGCMU. Prefeitura Municipal de Pelotas. Regramento para a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público (parklet). 2017. Disponível em: http://www.pelotas.com.br/arquivos/Regramento_dos_parklets_jan2017.pdf
SPURBANISMO. Prefeitura Municipal de São Paulo. Manual operacional para implantar um parklet em São Paulo. 2014. Disponível em:<http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2014/04/MANUAL_PARKLET_SP.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2017.
TAKAHASHI, Jo. Dimensões do corpo contemporâneo. In: GREINER, Christine; AMORIM, Cláudia (Orgs.). Leituras do corpo. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2010.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.