EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CENTRADA NA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

  • Lilian Lorenzato Rodriguez Universidade Federal de Pelotas
  • Álvaro Veiga Júnior Universidade Federal de Pelotas
  • Adriana Lessa Cardoso Universidade Federal de Pelotas
  • Pâmela Renata Machado Araújo Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Palavras chave, Educação a Distância, Aprendizagem, Extensão.

Resumo

O trabalho objetiva propor reflexões a respeito da possibilidade de integração entre ensino, pesquisa e extensão tendo por base suas experiências  docentes de professoras formadoras no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, CLPD/UFPEL. O quadro teórico-metodológico se constitui na perspectiva da Pedagogia Popular e Problematizadora de Paulo Freire e na compreensão das atuais políticas públicas para a educação. Este ensaio se pauta nas metodologias qualitativas em educação, especialmente na perspectiva de práxis pedagógica e de ciclos gnosiológicos  para propor os entendimentos acordados, não pretendendo certificar verdades, mas sim motivar diálogos. Tais reflexões procuram reunir o posicionamento das professoras formadoras em seu movimento dialético-dialógico entre prática, teoria e prática e, ação, reflexão e ação;  ao vivenciarem os ciclos gnosiológicos. Entendemos que este curso é um exemplo de interação entre diferentes dimensões sociais e culturais, pois a concepção utilizada de Ead, centrada na aprendizagem construtiva e cooperativa, realimentada pela práxis pedagógica crítica e emancipadora, nos permitiram vivenciar diferentes intensidades e frequências de articulação dos três pilares da ciência Brasileira. As noções integradoras, aquelas que favorecem o entendimento de totalidades interdependentes  e dinâmicas, permitem o diálogo crítico entre dimensões globais e locais, dimensões ambientais, econômicas e sociais, desta maneira, favorecem por sua vez uma percepção e consciência que superem a alienação, fragmentação, efemeridade e o individualismo. Os sujeitos da educação ao conhecerem a realidade concreta cultural e historicamente podem superar a sua condição ingênua e assim transformarem-se e transformá-la.

Biografia do Autor

Lilian Lorenzato Rodriguez, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL; Professora e Coordenadora da Licenciatura em Pedagogia a Distância – CLPD/UFPel. Atua no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores - LIFE, vinculado a CAPES na UFPel
Álvaro Veiga Júnior, Universidade Federal de Pelotas
Sou graduado em Medicina Veterinária, com interesse em Agroecologia, Epidemiologia e Saúde coletiva. Também sou Licenciado em Pedagogia a distância, com interesse em Ciências da Educação, Epistemologia, Antropologia Cultural, Arte e Filosofia. Fiz especializações em Ecologia Humana e Metodologia do Ensino. Cursei Mestrado em Educação Ambiental, na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores e, depois, Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Já lecionei diversas disciplinas no ensino básico público, como Ciências e Matemática e também fui recentemente Professor-Pesquisador II, do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFPEL.
Adriana Lessa Cardoso, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Professora- pesquisadora bolsista CAPES/UaB/UFPEL; Integrante do grupo de pesquisa de estudos de gênero e diversidade - D’Generus. E-mail:
Pâmela Renata Machado Araújo, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Professora dos Anos Iniciais.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura. In STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.) Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

______________. A participação da pesquisa no trabalho popular. In BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases – nº 9.394/1996. In Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. BSB: MEC, 1999.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. BSB: CNE/ MEC, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança – um reencontro com a pedagogia do oprimido. SP: Paz e Terra, 2003.

_____________.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 2010.

_____________. Extensão ou Comunicação? SP: Paz e Terra, 2011.

KIELING, José Fernando et al. (orgs.). A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFpel. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010.

ROMÃO, José Eustáquio. Educação. In STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.) Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

VEIGA JÚNIOR, Álvaro. Produção teórica e teorização em educação a partir da ANPED. Dissertação de mestrado. PPGE/UFPEL, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/1620/1/Alvaro%20Veiga%20Junior_Dissertacao.pdf Acesso: 15/06/2017.

Publicado
2017-10-31
Como Citar
RODRIGUEZ, L. L.; JÚNIOR, ÁLVARO V.; CARDOSO, A. L.; ARAÚJO, P. R. M. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CENTRADA NA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 226-232, 31 out. 2017.