Educação a distância centrada na aprendizagem: reflexões sobre ensino, pesquisa e extensão
Resumo
O trabalho objetiva propor reflexões a respeito da possibilidade de integração entre ensino, pesquisa e extensão tendo por base suas experiências docentes de professoras formadoras no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, CLPD/UFPEL. O quadro teórico-metodológico se constitui na perspectiva da Pedagogia Popular e Problematizadora de Paulo Freire e na compreensão das atuais políticas públicas para a educação. Este ensaio se pauta nas metodologias qualitativas em educação, especialmente na perspectiva de práxis pedagógica e de ciclos gnosiológicos para propor os entendimentos acordados, não pretendendo certificar verdades, mas sim motivar diálogos. Tais reflexões procuram reunir o posicionamento das professoras formadoras em seu movimento dialético-dialógico entre prática, teoria e prática e, ação, reflexão e ação; ao vivenciarem os ciclos gnosiológicos. Entendemos que este curso é um exemplo de interação entre diferentes dimensões sociais e culturais, pois a concepção utilizada de Ead, centrada na aprendizagem construtiva e cooperativa, realimentada pela práxis pedagógica crítica e emancipadora, nos permitiram vivenciar diferentes intensidades e frequências de articulação dos três pilares da ciência Brasileira. As noções integradoras, aquelas que favorecem o entendimento de totalidades interdependentes e dinâmicas, permitem o diálogo crítico entre dimensões globais e locais, dimensões ambientais, econômicas e sociais, desta maneira, favorecem por sua vez uma percepção e consciência que superem a alienação, fragmentação, efemeridade e o individualismo. Os sujeitos da educação ao conhecerem a realidade concreta cultural e historicamente podem superar a sua condição ingênua e assim transformarem-se e transformá-la.Downloads
Referências
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