Soluções e capacitações empreendedoras para o comércio: empreendendo com empreendedores
Resumo
O projeto de extensão “Capacitação Profissional para Microempreendedores” (CPMEI) objetiva fornecer educação continuada por meio de consultoria e capacitação profissional nas áreas vinculadas ao empreendedorismo. Em 2016, foram atendidos três empreendedores do comércio, sendo um de calçados, outro de vestuário e outro de um pensionato. A metodologia adotada consistiu na visita aos empreendimentos e reuniões, utilizando a técnica de Brainstorming, no intuito de gerar ideias de melhoria. Os professores orientaram os extensionistas, e estes, desenvolveram capacitações e consultorias para os empreendedores. Todos os empreendedores apresentaram problemas no controle financeiro, manutenção dos estoques e layout. As principais ações para os empreendedores foram: novas logomarcas, layouts das instalações, cardápio para o restaurante, panfletos e propaganda nas redes sociais. Foram realizadas capacitações sobre gestão financeira e estratégia de vendas pelas redes sociais. Concluiu-se que essas experiências fomentaram bastante conhecimento para os extensionistas, bem como para os que foram atendidos, contribuindo para a educação e cultura empreendedora.Referências
ALDAY, H. E. C. O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. Rev. FAE, Curitiba, V.3, n.2, p. 9-16, maio/ago. 2000.
BOY, G. A. (1997). The group elicitation method for participatory design and usability testing. Interactions, Vol. 4 (2), p. 27-33. Disponível em:
<http://portal.acm.org/citation.cfm?doid=245129.245132>. Acesso em: 12 ago 2016.
LOBATO, D. M. Administração Estratégica: uma visão orientada para a busca de vantagens competitivas. Rio de Janeiro: Editoração, 2000.
LUCIANO, A. Empreendedor: Eu Posso Tornar-me Um? Revista Científica da Faculdade Fleming, Campinas, n. 6 p. 12-16, 2009.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (PPC) CAMPUS – SOUSA. Competências, habilidades e atitudes do Egresso. p.17. Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências Jurídicas e Sociais. Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis. Curso de Administração. Sousa, 2010. 104 f.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPC) CAMPUS – SOUSA. Perfil Profissional do Egresso. p. 15. Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão p.44. Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências Jurídicas e Sociais. Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis. Curso de Ciências Contábeis. Sousa, 2014. 113 f.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.