-
Fabiane Pianowski
Universidade federal do Rio Grande
-
Vinícius da Costa Rocha
Coordenador do Projeto Incubadora Cultura Viva (ICV)
-
Francisca Ferreira Michelon
Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave:
Incubadora. Cultura Viva.
Resumo
A Incubadora Cultura Viva (ICV) é uma ação pioneira no Brasil que surgiu em 2015 através de uma parceria estabelecida entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e o Ministério da Cultura (MinC), que atua como uma estratégia de desenvolvimento sociocultural do extremo sul do país através de uma aproximação da universidade com a Política Nacional Cultura Viva (PNCV, Lei nº 13.018/14). As ações do projeto Incubadora Cultura Viva estão estruturadas nos eixos de formação, articulação, promoção e circulação das ações culturais de base comunitária, tanto local quanto da região extremo sul.
Biografia do Autor
Fabiane Pianowski, Universidade federal do Rio Grande
Nascida em Castro/PR (1974). Desde julho de 2016 é professora adjunto do Instituto de Letras e Artes (ILA) e a partir de janeiro de 2017 assumiu a Diretoria de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui Bacharelado em Oceanologia (1997), Licenciatura em Artes Visuais (2003) e Mestrado em Educação Ambiental (2004) todos pela FURG. Em 2014, concluiu o Doutorado em História, Teoria e Crítica na Universidade de Barcelona, convalidando o título como Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas em 2015. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, articulando pesquisa, ensino e extensão principalmente nos seguintes temas: arte e cultura, mail art, arte-educação, educação não formal, mediação cultural, ação educativa em museus e espaços culturais e formação de professores. Atua também na área de programação visual. Ativista cultural, é um dos membros fundadores do Ponto de Cultura ArtEstação.
Vinícius da Costa Rocha, Coordenador do Projeto Incubadora Cultura Viva (ICV)
Graduado em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atuou na TV da universidade - FURG TV, como Cinegrafista e Editor. Na Secretaria de Educação à Distância (SEaD), atuou no Núcleo de Produção de Vídeos e Webconferência, como cinegrafista, produtor e editor de vídeos educacionais. Foi Bolsista PIBID/CAPES, na linha de pesquisa em Patrimônio Histórico Cultural e espaços urbanos da cidade do Rio Grande e Iniciação à Docência. Após, foi bolsista na implementação da Rede de Pontos de Cultura da FURG - Pontão de Cultura Geribanda em parceria com Ministério da Cultura - MinC, a primeira Rede de Pontos de Cultura gerida por uma Universidade pública. Desempenhou a função de Produtor Cultural e Audiovisual do Projeto Incubadora Cultura Viva, implementado também através da parceria da FURG com o Ministério da Cultura - MinC, e hoje atua como Coordenador deste mesmo projeto.
Francisca Ferreira Michelon, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural (2006), Curso de Conservação e Restauro (2008), todos da Universidade Federal de Pelotas. Coordenou o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural de 2006 a 2008. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas.
Como Citar
PIANOWSKI, F.; ROCHA, V. DA C.; MICHELON, F. F. Incubadora Cultura Viva – FURG. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 10-14, 31 out. 2017.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.