-
Fabiane Pianowski
Universidade federal do Rio Grande
-
Vinícius da Costa Rocha
Coordenador do Projeto Incubadora Cultura Viva (ICV)
-
Francisca Ferreira Michelon
Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave:
Incubadora. Cultura Viva.
Resumo
A Incubadora Cultura Viva (ICV) é uma ação pioneira no Brasil que surgiu em 2015 através de uma parceria estabelecida entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e o Ministério da Cultura (MinC), que atua como uma estratégia de desenvolvimento sociocultural do extremo sul do país através de uma aproximação da universidade com a Política Nacional Cultura Viva (PNCV, Lei nº 13.018/14). As ações do projeto Incubadora Cultura Viva estão estruturadas nos eixos de formação, articulação, promoção e circulação das ações culturais de base comunitária, tanto local quanto da região extremo sul.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Fabiane Pianowski, Universidade federal do Rio Grande
Nascida em Castro/PR (1974). Desde julho de 2016 é professora adjunto do Instituto de Letras e Artes (ILA) e a partir de janeiro de 2017 assumiu a Diretoria de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui Bacharelado em Oceanologia (1997), Licenciatura em Artes Visuais (2003) e Mestrado em Educação Ambiental (2004) todos pela FURG. Em 2014, concluiu o Doutorado em História, Teoria e Crítica na Universidade de Barcelona, convalidando o título como Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas em 2015. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, articulando pesquisa, ensino e extensão principalmente nos seguintes temas: arte e cultura, mail art, arte-educação, educação não formal, mediação cultural, ação educativa em museus e espaços culturais e formação de professores. Atua também na área de programação visual. Ativista cultural, é um dos membros fundadores do Ponto de Cultura ArtEstação.
Vinícius da Costa Rocha, Coordenador do Projeto Incubadora Cultura Viva (ICV)
Graduado em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atuou na TV da universidade - FURG TV, como Cinegrafista e Editor. Na Secretaria de Educação à Distância (SEaD), atuou no Núcleo de Produção de Vídeos e Webconferência, como cinegrafista, produtor e editor de vídeos educacionais. Foi Bolsista PIBID/CAPES, na linha de pesquisa em Patrimônio Histórico Cultural e espaços urbanos da cidade do Rio Grande e Iniciação à Docência. Após, foi bolsista na implementação da Rede de Pontos de Cultura da FURG - Pontão de Cultura Geribanda em parceria com Ministério da Cultura - MinC, a primeira Rede de Pontos de Cultura gerida por uma Universidade pública. Desempenhou a função de Produtor Cultural e Audiovisual do Projeto Incubadora Cultura Viva, implementado também através da parceria da FURG com o Ministério da Cultura - MinC, e hoje atua como Coordenador deste mesmo projeto.
Francisca Ferreira Michelon, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural (2006), Curso de Conservação e Restauro (2008), todos da Universidade Federal de Pelotas. Coordenou o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural de 2006 a 2008. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas.
Como Citar
PIANOWSKI, F.; ROCHA, V. DA C.; MICHELON, F. F. Incubadora Cultura Viva – FURG. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 10-14, 31 out. 2017.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.