APL Alimentos

  • Daniel Marques Aquini Universidade Federal de Pelotas
  • Felipe Fehlberg Herrmann Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Arranjo Produtivo Local de Alimentos. Agroindústrias. Região Sul do RS.

Resumo

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são articulações entre empresas, trabalhadores, governos e instituições científicas e tecnológicas (ICTs). Eles reforçam vínculos de produção, interação e aprendizagem, em um determinado território, com o objetivo de alcançar patamares superiores de desenvolvimento.O Arranjo Produtivo Local (APL) de Alimentos está situado na região Zona Sul do estado do Rio Grande do Sul e foca-se no processamento de frutas e hortaliças, mel e condimentos.

Biografia do Autor

Daniel Marques Aquini, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (2015). É especialista em Projetos Sociais e Culturais: coordenação e avaliação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1992). Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa - em seu Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado, atuando no Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias.
Felipe Fehlberg Herrmann, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2004), graduação em Administração de Empresa pela Universidade Católica de Pelotas (2010) mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.Coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial (2014 – 2017). Coordenador do Plano de Desenvolvimento do APL Alimentos (2015 – 2017). Atualmente exerce o cargo de Coordenador de Extensão e Desenvolvimento Social junto a Pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
AQUINI, D. M.; HERRMANN, F. F. APL Alimentos. Expressa Extensão, v. 23, n. 1, p. 06-12, 15 fev. 2018.
Seção
Entrevistas