Conduzindo a educação em saúde na educação básica por meio da anatomia humana

  • Mateus Casanova dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Marina Borges Luiz Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Anatomia Humana. Educação em Saúde. Saúde Coletiva., saúde, educação, extensão

Resumo

O presente ensaio reflexivo emerge das atividades desenvolvidas no projeto de extensão intitulado “Museu Anatômico Itinerante: anatomia humana e educação em saúde em diálogos escolares e científicos”. A experiência extensionista aconteceu numa escola na área rural de São Lourenço do Sul/RS e teve como objetivo dialogar com os saberes científicos e os escolares em educação em saúde, integrando a Anatomia Humana à formação escolar e a saúde na construção de práticas mais articuladas. Assim, utilizou-se de dispositivos com imagens tridimensionais sobre o corpo humano no processo saúde/doença, na salutogênese e abordando os temas sobre prevenção da dengue, saúde bucal, alimentação saudável, sexualidade, drogas e álcool. Dessa forma, a anatomia humana teve de ser previamente desenvolvida de forma detalhada e clara para que se conseguisse abranger as diferentes interfaces da temática Saúde de forma a responder as necessidades estudantis e escolares.

Biografia do Autor

Mateus Casanova dos Santos, Universidade Federal de Pelotas
Professor da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação e Saúde, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: acupuntura, pedagogia, morfologia, saúde coletiva.
Marina Borges Luiz, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Experiência em monitora de Anatomia Humana no Departamento de Morfologia na Faculdade de Medicina de Pelotas.

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Publicado
2018-05-30
Como Citar
SANTOS, M. C. DOS; LUIZ, M. B. Conduzindo a educação em saúde na educação básica por meio da anatomia humana. Expressa Extensão, v. 23, n. 2, p. 146-160, 30 maio 2018.