O olhar engajado e o cuidado com o ser: desenvolvendo a prática fotográfica e os sentidos por meio da jornada de extensão e cultura universitária
Resumo
A estética fotográfica enquadra-se na possibilidade de desenvolvimento de linguagem para os que dela se utilizem. Logo esse resgate memorial é fruto do aprendizado da oficina de fotografia "Olhar Fotográfico" da Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão - Área Temática Cultura e Área Afim de Comunicação Social, sendo a Linha de Extensão a questão da Produção Cultural e Artística na Área de Fotografia, Cinema e Vídeo. Com a aprendizagem dessa oficina realizamos o presente ensaio fotoetnográfico trazendo em pauta o tema da liberdade de consciência e o cuidado e visibilidade do ser. Ao desenvolver o chamado ‘olhar fotográfico’ expande-se as possibilidades criativas para reconhecer e explorar as melhores alternativas de composição que cada ambiente pode proporcionar. O produto dessa atividade extensionista vai além do tema retratado e da pessoa acolhida nessas fotografias; muitas outras esferas sociais e pessoais a oficina desperta - tal como empatia e respeito como qualidades inerentemente humanas. Observou-se que as ilustrações deste ensaio reproduzem mais que o superficial incrustado; muitas outras associações e complexidades a fotografia desperta, e gera novas possibilidades de formação e debate sobre o campo da arte, seu ensino e seus modos de presença na sociedade.Referências
AGUIAR, Ana Lídia; MATOS, Fernanda. Aprendendo a “olhar”: o uso de imagens em sala de aula. Revista Pensata, Guarulhos, v. 6, n. 1, p. 1-16, dez. 2017. Disponível em: http://www2.unifesp.br/revistas/pensata/?attachment_id=1027. Acesso em: 13 jan. 2018.
BENTES, Ivana. O que vemos e o que nos olha. São Paulo: Grupo Cult, 2018. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/ivana-bentes-o-que-vemos-e-o-que-nos-olha/. Acesso em: 13 jan. 2018.
CÔRTE, Beltrina;BRANDÃO, Vera. Cuidar de si, cuidar do outro, cuidar do planeta. Revista Portal de Divulgação [do Envelhecimento], São Paulo, n.27, p. 1-6, nov. 2012. Disponível em: http://www.portaldoenvelhecimento.com/revista-nova/index.php/revistaportal/article/viewFile/301/301. Acesso em: 11 jan. 2018.
GOLDBLATT, Maurice Henry. Leonardo da Vinci: a newly identified head of Leda:a newly identified design for a standing Leda how the paintinga of salaino were identified. -. New York: Citadel, 1961.
MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX. An. Mus. Paul., São Paulo, v. 13, n. 1, p. 133-174, jun. 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47142005000100005. Acesso em: 13 jan. 2018.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SAWAIA, BaderBurihan. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
SIEX [Sistema de Informações de Extensão da Ufes]. Oficina de Fotografia: "Olhar Fotográfico" na 5. Jornada Integrada de Extensão e Cultura. Vitória, out. 2017. Disponível em: http://siex1.ufes.br/siex/AuditarCurso.do?id=11380. Acesso em: 19 jan. 2018.
SILVA, Bruno de Brito; CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Apoio e suporte social na identidade social de travestis, transexuais e transgêneros. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 15, n. 2, p. 27-44, dez. 2014.Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702014000200004. Acesso em:7 abr. 2018.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.