A extensão universitária na experiência do cuidado na atenção a crianças hospitalizadas

  • Camilla Fernandes Passos Luquete Universidade Federal de São Paulo
  • Vitor Koichi Iwakura Fugimoto Universidade Federal de São Paulo
  • Renan Ferrari Rodrigues Universidade Federal de São Paulo
  • Janaína Dal'laqua Prado Universidade Federal de São Paulo
  • Nathália Sobrinho Baldini Universidade Federal de São Paulo
  • Mariana Fagundes Cinti Universidade Federal de São Paulo
  • Simone Camargo Dias Forte Universidade Federal de São Paulo
  • Marina Chiarato Papeti Universidade Federal de São Paulo
  • Fernando Féssel Toledo Universidade Federal de São Paulo
  • Andrea Perosa Saigh Jurdi Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-1111-5562
Palavras-chave: Criança Hospitalizada. Cuidado. Brincar. Formação Interprofissional.

Resumo

A Política Nacional de Humanização visa a expressar os princípios do SUS, propiciando nas equipes, trocas solidárias e comprometidas com a dupla tarefa de produção de saúde e produção de cuidado. No PET Saúde da Criança compreende-se que o cuidado em saúde se faz por meio dos encontros que visam à conexão das pessoas, não pelas patologias ou diagnósticos, mas pela experimentação da arte, do trabalho e do lazer. Com a dimensão ética de prover cuidado a partir do encontro humano, desenvolvendo a capacidade de cuidar que está associada às capacidades de envolvimento com e de responsabilidade por, foram realizadas  intervenções com crianças e acompanhantes. Nesse artigo, pretendeu-se discutir a natureza e a qualidade do cuidado a crianças hospitalizadas e seus acompanhantes a partir das experiências das atividades de extensão e como o cuidado tem ocorrido nesse ambiente nas ações de saúde. A estratégia metodológica das intervenções foi oferecer oficinas lúdicas na enfermaria pediátrica. O ambiente proposto nas oficinas lúdicas potencializou a importância do espaço compartilhado, e o papel do adulto foi de acolher as diferenças, estar junto quando o brincar não era possível e fornecer segurança suficiente para que o brincar criativo pudesse ser exercido pela criança. O cuidado que afirmamos se faz no campo da produção de saúde, provocando mudanças nas relações com o outro, possibilidades de deslocamentos, de transformações seja no estudante, seja na criança ou no seu acompanhante.

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Biografia do Autor

Camilla Fernandes Passos Luquete, Universidade Federal de São Paulo
Pedagoga, estudante do Curso de Terapia Ocupacional UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Vitor Koichi Iwakura Fugimoto, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Psicologia UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Renan Ferrari Rodrigues, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Psicologia UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Janaína Dal'laqua Prado, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Terapia Ocupacional UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Nathália Sobrinho Baldini, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Fisioterapia UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Mariana Fagundes Cinti, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Fisioterapia UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Simone Camargo Dias Forte, Universidade Federal de São Paulo
Turismóloga, estudante do Curso de Terapia Ocupacional UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Marina Chiarato Papeti, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Nutrição UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Fernando Féssel Toledo, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Educação Física UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Andrea Perosa Saigh Jurdi, Universidade Federal de São Paulo
Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP. Docente do Departamento saúde, Educação e Sociedade, docente do curso de Terapia ocupacional da UNIFESP. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na área da infância.

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Publicado
2018-05-30
Como Citar
LUQUETE, C. F. P.; FUGIMOTO, V. K. I.; RODRIGUES, R. F.; PRADO, J. D.; BALDINI, N. S.; CINTI, M. F.; FORTE, S. C. D.; PAPETI, M. C.; TOLEDO, F. F.; JURDI, A. P. S. A extensão universitária na experiência do cuidado na atenção a crianças hospitalizadas. Expressa Extensão, v. 23, n. 2, p. 09-23, 30 maio 2018.