A extensão universitária na experiência do cuidado na atenção a crianças hospitalizadas

  • Camilla Fernandes Passos Luquete Universidade Federal de São Paulo
  • Vitor Koichi Iwakura Fugimoto Universidade Federal de São Paulo
  • Renan Ferrari Rodrigues Universidade Federal de São Paulo
  • Janaína Dal'laqua Prado Universidade Federal de São Paulo
  • Nathália Sobrinho Baldini Universidade Federal de São Paulo
  • Mariana Fagundes Cinti Universidade Federal de São Paulo
  • Simone Camargo Dias Forte Universidade Federal de São Paulo
  • Marina Chiarato Papeti Universidade Federal de São Paulo
  • Fernando Féssel Toledo Universidade Federal de São Paulo
  • Andrea Perosa Saigh Jurdi Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-1111-5562
Palavras-chave: Criança Hospitalizada. Cuidado. Brincar. Formação Interprofissional.

Resumo

A Política Nacional de Humanização visa a expressar os princípios do SUS, propiciando nas equipes, trocas solidárias e comprometidas com a dupla tarefa de produção de saúde e produção de cuidado. No PET Saúde da Criança compreende-se que o cuidado em saúde se faz por meio dos encontros que visam à conexão das pessoas, não pelas patologias ou diagnósticos, mas pela experimentação da arte, do trabalho e do lazer. Com a dimensão ética de prover cuidado a partir do encontro humano, desenvolvendo a capacidade de cuidar que está associada às capacidades de envolvimento com e de responsabilidade por, foram realizadas  intervenções com crianças e acompanhantes. Nesse artigo, pretendeu-se discutir a natureza e a qualidade do cuidado a crianças hospitalizadas e seus acompanhantes a partir das experiências das atividades de extensão e como o cuidado tem ocorrido nesse ambiente nas ações de saúde. A estratégia metodológica das intervenções foi oferecer oficinas lúdicas na enfermaria pediátrica. O ambiente proposto nas oficinas lúdicas potencializou a importância do espaço compartilhado, e o papel do adulto foi de acolher as diferenças, estar junto quando o brincar não era possível e fornecer segurança suficiente para que o brincar criativo pudesse ser exercido pela criança. O cuidado que afirmamos se faz no campo da produção de saúde, provocando mudanças nas relações com o outro, possibilidades de deslocamentos, de transformações seja no estudante, seja na criança ou no seu acompanhante.

Biografia do Autor

Camilla Fernandes Passos Luquete, Universidade Federal de São Paulo
Pedagoga, estudante do Curso de Terapia Ocupacional UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Vitor Koichi Iwakura Fugimoto, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Psicologia UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Renan Ferrari Rodrigues, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Psicologia UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Janaína Dal'laqua Prado, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Terapia Ocupacional UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Nathália Sobrinho Baldini, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Fisioterapia UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Mariana Fagundes Cinti, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Fisioterapia UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Simone Camargo Dias Forte, Universidade Federal de São Paulo
Turismóloga, estudante do Curso de Terapia Ocupacional UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Marina Chiarato Papeti, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Nutrição UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Fernando Féssel Toledo, Universidade Federal de São Paulo
Estudante do Curso de Educação Física UNIFESP – campus Baixada Santista, integrante do PET Saúde da Criança.
Andrea Perosa Saigh Jurdi, Universidade Federal de São Paulo
Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP. Docente do Departamento saúde, Educação e Sociedade, docente do curso de Terapia ocupacional da UNIFESP. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na área da infância.

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Publicado
2018-05-30
Como Citar
LUQUETE, C. F. P.; FUGIMOTO, V. K. I.; RODRIGUES, R. F.; PRADO, J. D.; BALDINI, N. S.; CINTI, M. F.; FORTE, S. C. D.; PAPETI, M. C.; TOLEDO, F. F.; JURDI, A. P. S. A extensão universitária na experiência do cuidado na atenção a crianças hospitalizadas. Expressa Extensão, v. 23, n. 2, p. 09-23, 30 maio 2018.