Intervenções assistidas por animais realizadas em ambiente hospitalar na promoção do cuidado com a vida

  • Camila Moura de Lima Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Dagmar Martins Krug Universidade Federal de Pelotas
  • Daniele Dornelles Bender Universidade Federal de Pelotas
  • Mara Regina Marques Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Beatriz Maksud Mechereffe Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Cláudia Garcia Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Sabrina De Oliveira Capella Universidade Federal de Pelotas.
  • Márcia de Oliveira Nobre Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Pet terapia. Assistidos. Cuidado com a vida., terapia, pet, extensão

Resumo

A Intervenção Assistida por Animais é um método que utiliza os animais como mediadores de um processo terapêutico. Dessa maneira, essa prática pode ser utilizada em diversos públicos de pacientes como estratégia na promoção do cuidado com a vida. Diante dos diversos benefícios, que essa interação pode proporcionar aos seres humanos, o objetivo deste estudo foi verificar os benefícios das Intervenções Assistida por Animais, realizada em pacientes hospitalares e psiquiátricos na cidade de Pelotas. Assim, as atividades realizadas ocorreram semanalmente, por um período de um ano. E a cada intervenção participavam em média cinco assistidos e também três cães co-terapeutas. Nesse contexto, foram evidenciados inúmeros benefícios para as crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e também para os pacientes psiquiátricos. A presença dos cães amenizou a saudade de casa, despertando sentimentos de empatia, afeição e melhora de humor. Conclui-se que, as intervenções assistidas por animais realizadas em pacientes hospitalares em ambas instituições da cidade de Pelotas, foram realmente benéficas. Pois, foram constatados pelos profissionais envolvidos inúmeros benefícios, como a interação social, mudança de humor, melhora na motricidade e na qualidade de vida.

Biografia do Autor

Camila Moura de Lima, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas, residente multiprofissional na área de Pet Terapia pela Universidade Federal de Pelotas.
Fernanda Dagmar Martins Krug, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Cruz Alta, mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas.
Daniele Dornelles Bender, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.
Mara Regina Marques Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas.
Beatriz Maksud Mechereffe, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em saúde mental e atenção psicossocial pelo Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão.
Ana Cláudia Garcia Vieira, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em saúde da criança pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Sabrina De Oliveira Capella, Universidade Federal de Pelotas.
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Ciências pela Universidade de Pelotas.
Márcia de Oliveira Nobre, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas, doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenadora do projeto Pet Terapia da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ABRHÃO, F.; CARVALHO, M. C. Educação Assistida por Animais como recurso pedagógico na educação regular e especial:revisão bibliográfica. Revista Cientifica Digital da Faetec, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, 2015.

CHELINI, M. O. M.; OTTA, E. Terapia Assistida por Animais. São Paulo: Manole, 2016.

GODOY, A. C.; DANZIN, S. S. Atividades Assistidas por Animais: aspectos revisivos sob um olhar pedagógico. 2007. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/266328629_Atividades_assistidas_por_animais_aspectos_revisivos_sob_um_olhar_pedagogico,2007. Acesso em: 17 fev. 2018.

ICHITANI, T. Efeito da Atividade Assistida por Animais na sensação de dor em crianças e adolescentes hospitalizados. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Pontifíca Universidade Católica de São Paulo, 2015.

KOBAYASHI, T.C. et al. Desenvolvimento e implantação de Terapia Assistida por Animais em hospital universitário. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 4, n. 62,2009.

MACHADO, J. D. A. C.et al. Terapia assistida por animais (TAA). Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, São Paulo, v.6, n.10, p. 1-7, 2008.

MARCOLINO, J. A. M. et al. Escala hospitalar de ansiedade e depressão: estudo da validade de critérios e da confiabilidade com pacientes no pré-operatório. Revista Brasileira de Anestesiologia, São Paulo, v.57,n. 1, p. 52-62, 2007.

NOBRE,M. O.et al. Intervenções Assistidas por Animais: uma nova perspectiva na educação. Revista Eletrônica de Veterinária, Pelotas, v.18,n.2, p. 1-8, 2017.

RIBEIRO, V. P.et al. Interação lúdica na atividade assistida por cães em pediatria. Revista Enfermagem Foco, Pelotas, v.8, n. 1, p. 7-11, 2011.

SILVA, D. M. G. V.et al. Qualidade de vida na perspectiva de pessoas com problemas respiratórios crônicos: a contribuição de um grupo de convivência. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v.13, n.1, p. 7-14,2005.

SILVEIRA, I.R.; SANTOS, N.C.; LINHARES, D.R. Protocolo do programa de Assistência Auxiliada por Animais no hospital universitário. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.1, n.45, 2011.

VACCARI, A.M.H; ALMEIDA, F.A. A importância da visita de animais de estimação na recuperação de crianças hospitalizadas. [Trabalho de Conclusão de Curso]. São Paulo: Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, 2007.

YAMAMOTO, K.C.M. Avaliação fisiológica e comportamental de cães utilizados em Terapia Assistida por Animais (TAA). Revista Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, [Belo Horizonte], v.64,n.3, 2012.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
LIMA, C. M. DE; KRUG, F. D. M.; BENDER, D. D.; RODRIGUES, M. R. M.; MECHEREFFE, B. M.; VIEIRA, A. C. G.; CAPELLA, S. D. O.; NOBRE, M. DE O. Intervenções assistidas por animais realizadas em ambiente hospitalar na promoção do cuidado com a vida. Expressa Extensão, v. 23, n. 2, p. 89-95, 30 maio 2018.
Seção
Relatórios