Museu de ciências da vida: a construção da cientificidade diante a existência do ser
Resumo
O ensaio visual apresenta fotografias envolvendo ambiência, ações e exposições do Museu Ciência da Vida (MCV) no município de Vitória, Espírito Santo. Trata-se de um projeto de extensão e de produção de saberes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que completa 11 anos de existência. A orientação museológica versa a área temática da educação, área afim cultura e a linha de extensão aborda a questão da divulgação científica e tecnológica com enfoque nas ciências biológicas. Essa memória visual de extensão mostra que os modelos tridimensionais, microscópio óptico e demais recursos tangíveis dessa entidade proporcionam aos visitantes múltiplas experiências: estimula-se a curiosidade e o aprendizado a cerca do cuidado com a vida; gera novas perspectivas de vida, descobrindo e despertando vocações; aguça a consciência de cidadania e direitos humanos.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA. Centros e museus de ciência do Brasil. Rio de Janeiro: ABCMC, 2015. p. 91. Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/centrosemuseusdecienciadobrasil2015novaversao.pdf. Acesso em: 29 jan. 2018.
ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UFES. Toque de recolher é rotina no campus de Maruípe. Jornal da ADUFES, Vitória, n. 89, p. 22-25, dez. 2014. Disponível em: https://adufes.org.br/portal/images/publicacoes/caderno-de-noticias/089_Caderno_de_noticias_low.pdf. Acesso em: 7 fev. 2018.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano: compaixão pela terra. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
DIAS, M. C. da P.; AMADO, M. V.; BITTENCOURT, A. S. Museu de Ciências da Vida da UFES: um laboratório para o ensino de ciências e biologia. In: CAMPOS, C. R. P. (Org.). Aulas de campo para a alfabetização científica: práticas pedagógicas escolares. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-Ifes, 2015.
ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Estudantes da rede estadual visitam a exposição 'A Métrica do Corpo Humano no Laboratório de Anatomia'. Vitória: SEDU. Assessoria de Comunicação, 2017. Disponível em: http://sedu.es.gov.br/Not%C3%ADcia/estudantes-da-rede-estadual-visitam-a-exposicao-a-metrica-do-corpo-humano-no-laboratorio-de-anatomia#prettyPhoto. Acesso em: 19 fev. 2018.
GÉRA, Á. da S.; AMADO, M. V.; BITTENCOURT, A. S. Percepção dos visitantes quanto ao papel dos mediadores na exposição 'O admirável corpo humano'. In: ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO – ANPAE/ES, 9, 2017b, Vitória. Anais... Vitória: UFES, 2017. p. 1-7. Disponível em: http://www.periodicos.ufes.br/ANPAE-ES/article/view/17249/11798. Acesso em:
nov. 2017.
MCV [Museu de Ciências da Vida]. Museu de Ciências da Vida. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012. Disponível em: http://www.mcv.ufes.br. Acesso em: 11 mar. de 2018.
MENDONÇA, M. A vida que passa diante dos olhos. In: Universidade - Revista da UFES, Vitória, n. 4, p. 22-25, dez. 2014. Disponível em: https://issuu.com/ufes/docs/revistauniversidade4_issuu_v1. Acesso em: 7 fev. 2018.
MIGUEL, M. C; FREIRE, V. F. Avaliação da Qualidade Orientada ao Usuário do Museu Capixaba do Negro: aplicação da abordagem teórico-metodológica Servqual em um espaço museológico de Vitória-ES. Guará, Vitória, n. 5, p. 103-116, jul, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/guara/article/view/ 14350/10092. Acesso em: 19 jul. 2016.
PRAËT, Michel van. Les musées d´histoire naturelle: savoirs, patrimoines et profissionalisation. In : Patrimoine et communautes savantes. Rennes: Press Universitaires de Rennes, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Ufes inaugura Museu de Ciências da Vida, no campus de Goiabeiras. Vitória: UFES, 2018. Disponível em: http://www.prppg.ufes.br/conteudo/ufes-inaugura-museu-de-ci%C3%AAncias-da-vida-no-campus-de-goiabeiras. Acesso em: 19 abr. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Sistema de Informações de Extensão. Museu de Ciências da Vida. Vitória: UFES, 2017. Disponível em: http://siex1.ufes.br/siex/AuditarPrograma.do?id=9230. Acesso em: 19 set. de 2017.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.