Proposta extensionista sobre inclusão escolar: da educação básica ao superior
Resumo
O objetivo desse trabalho foi descrever e operacionalizar a organização de uma ação extensionista sobre educação especial e inclusiva, cuja demanda emergiu a partir do diálogo com a comunidade escolar, bem como das lacunas identificadas literatura acerca de formação continuada e permanente de professores para atuação em uma perspectiva inclusiva, por meio do arcabouço teórico reflexivo. A ação extensionista, por meio de um evento que ocorreu em dois períodos, visou um primeiro momento com a discussão de conceitos teóricos, em uma mesa-redonda e, no outro período apresentação de práticas pedagógicas dos universitários que cursaram a disciplina de Educação Inclusiva, assim como dos professores da rede municipal e estadual de ensino. O procedimento metodológico foi organizado em três etapas, envolvendo a caracterização da realidade educacional do município-alvo em relação à inclusão, para posteriormente definir a ação extensionista e, por último, analisar os resultados obtidos com a ação. Os resultados foram discutidos em relação às principais características dos participantes inscritos, temas discutidos no momento da mesa-redonda e temas discutidos no momento das apresentações de trabalhos. Espera-se que o evento tenha contribuído com a disseminação de práticas inclusivas no âmbito da educação básica ao superior, por meio do envolvimento de professores da rede municipal e estadual, comunidade interna e externa da universidade.Referências
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