Proposta extensionista sobre inclusão escolar: da educação básica ao superior

  • Priscila Benitez Universidade Federal do ABC
  • Elisabete Marcon Mello Universidade Federal do ABC
  • Hadassa Rodrigues Santos Universidade Federal do ABC
  • Rogério Timóteo Tiné Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Educação especial. Educação inclusiva. Ação extensionista.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi descrever e operacionalizar a organização de uma ação extensionista sobre educação especial e inclusiva, cuja demanda emergiu a partir do diálogo com a comunidade escolar, bem como das lacunas identificadas literatura acerca de formação continuada e permanente de professores para atuação em uma perspectiva inclusiva, por meio do arcabouço teórico reflexivo. A ação extensionista, por meio de um evento que ocorreu em dois períodos, visou um primeiro momento com a discussão de conceitos teóricos, em uma mesa-redonda e, no outro período apresentação de práticas pedagógicas dos universitários que cursaram a disciplina de Educação Inclusiva, assim como dos professores da rede municipal e estadual de ensino. O procedimento metodológico foi organizado em três etapas, envolvendo a caracterização da realidade educacional do município-alvo em relação à inclusão, para posteriormente definir a ação extensionista e, por último, analisar os resultados obtidos com a ação. Os resultados foram discutidos em relação às principais características dos participantes inscritos, temas discutidos no momento da mesa-redonda e temas discutidos no momento das apresentações de trabalhos. Espera-se que o evento tenha contribuído com a disseminação de práticas inclusivas no âmbito da educação básica ao superior, por meio do envolvimento de professores da rede municipal e estadual, comunidade interna e externa da universidade.

Biografia do Autor

Priscila Benitez, Universidade Federal do ABC
Professora Adjunta A - Nível 1 na Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora em Psicologia pela UFSCar.
Elisabete Marcon Mello, Universidade Federal do ABC
Professora adjunta na Universidade Federal do ABC (UFABC).Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP.
Hadassa Rodrigues Santos, Universidade Federal do ABC
Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestra em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas). Tradutora e Intérprete de Libras-Português na Universidade Federal do ABC. 
Rogério Timóteo Tiné, Universidade Federal do ABC
Mestre na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Especialista em Libras e Educação de Surdos pelo Grupo Educacional UNINTER (2011). 

Referências

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
BENITEZ, P.; MELLO, E. M.; SANTOS, H. R.; TINÉ, R. T. Proposta extensionista sobre inclusão escolar: da educação básica ao superior. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 17-27, 31 ago. 2018.