Memórias autobiográficas evocadas por música: Oficinas para idosos com níveis de escolaridade e socioeconômico baixos

  • Katarina Duarte Fernandes Universidade Federal do ABC
  • Luisiana Baldini França Passarini Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil.
  • Letícia Tanelli Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil (CMBB)
  • José Davison da Silva Júnior Instituto Federal de Pernambuco
  • Patrícia Maria Vanzella Universidade Federal do ABC, Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada.
  • Maria Teresa Carthery-Goulart Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição.
Palavras-chave: Memória autobiográfica. Música. Intervenção Cognitiva. Humor.

Resumo

O projeto ATIVAMENTE-UFABC tem como objetivo estimular a autonomia e melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio da oferta de oficinas com diferentes tipos de treinos cognitivos. Os programas desenvolvidos consistem de atividades que buscam otimizar o funcionamento da atenção e memória por meio de ações socioeducativas e atividades teórico-práticas que incluem a aplicação de estratégias para maior funcionalidade e melhor autoestima em relação ao próprio potencial cognitivo. Entre essas ações, temos o AtivAmente-Musical, oficinas que por meio da música promovem o acesso a memórias autobiográficas como mecanismo para treino cognitivo, melhora do humor e resgate da identidade. No presente relato, descrevemos a experiência AtivAmente Musical ofertada  a um grupo de idosos de baixo nível educacional e socioeconômico de uma ONG de São Bernardo do Campo/SP. Ao longo de um mês, foram realizadas quatro sessões (uma por semana) de intervenção com atividades musicais que estimulavam evocações de memória autobiográfica. Analisando os resultados dos questionários de sintomas de depressão, ansiedade e  testes cognitivos aplicados antes e após a intervenção foi possível verificar uma robusta melhora no estado de ânimo dos participantes. Este projeto é considerado socialmente relevante devido à possibilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da intervenção musical e levar conhecimento à comunidade sobre o assunto , além de engajar alunos  de graduação e pós-graduação a aprenderem sobre esses assuntos na prática.

Biografia do Autor

Katarina Duarte Fernandes, Universidade Federal do ABC
Discente do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e do Bacharelado em Neurociências da Universidade Federal do ABC. UFABC.
Luisiana Baldini França Passarini, Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil.
Bacharel em Musicoterapia pela FMU com especialização no Modelo Benenzon na Fundacion Benezon de Musicoterapia de Buenos Aires e pós graduada em Psicopatologia e Saúde Pública na FMSP-USP e em Reabilitação Cognitiva pela FMUSP. Diretora do Centro de Musicoterapia Benezon Brasil (CMBB). 
Letícia Tanelli, Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil (CMBB)
Bacharel em Musicoterapia pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU). Pós-Graduação em Gerontologia pela Universidade São Camilo. Especialização no Modelo Benenzon.
José Davison da Silva Júnior, Instituto Federal de Pernambuco
Doutorado em Música pela Universidade Federal da BahiaProfessor Doutor dos cursos Técnicos Integrados e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Pernambuco.  - Campus Barreiros. Fazenda Sapé, s/nZona Rural55560000 - Barreiros, PE - Brasil
Patrícia Maria Vanzella, Universidade Federal do ABC, Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada.
Professora Doutora do Bacharelado em Neurociências e do PPG em Neurociência e Cognição da Universidade Federal do ABC, UFABC. Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada. Rua Arcturus (Jd Antares) Anchieta.  São Bernardo do Campo, SP. 
Maria Teresa Carthery-Goulart, Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição.
Professora Doutora do Bacharelado em Neurociências e do PPG em Neurociência e Cognição da Universidade Federal do ABC, UFABC. Centro de Matemática, Computação e Cognição  e do Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada.Rua Arcturus (Jd Antares) Anchieta.  São Bernardo do Campo, SP. 

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
FERNANDES, K. D.; PASSARINI, L. B. F.; TANELLI, L.; DA SILVA JÚNIOR, J. D.; VANZELLA, P. M.; CARTHERY-GOULART, M. T. Memórias autobiográficas evocadas por música: Oficinas para idosos com níveis de escolaridade e socioeconômico baixos. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 125-139, 31 ago. 2018.
Seção
Relatórios