O olhar do Gepeto e o cuidado com a vida de idosos institucionalizados
Resumo
O projeto GEPETO – Gerontologia: Ensino, Pesquisa e Extensão no tratamento odontológico realiza as suas ações de extensão no Asilo de Mendigos de Pelotas. As ações no asilo são realizadas em conjunto por acadêmicos dos cursos de Odontologia e Terapia Ocupacional. Ações voltadas para a prevenção, tratamento e reabilitação são desenvolvidas buscando qualidade de vida para os moradores. Nessa busca ocorrem trocas entre professores, acadêmicos e moradores. Além dos cuidados com a saúde, ocorrem discussões sobre espiritualidade, religiosidade e a finitude da vida. Assim os cuidados com a saúde são encarados não como uma luta contra a morte, mas como uma forma de dar qualidade aos anos de vida compartilhados com os moradores.Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Área Técnica Saúde do Idoso. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
CASTILHO,C. N.; CARDOSO,P. T.Espiritualidade, religiosidade e religião nas políticas públicas de saúde: um olhar para a integralidade. REFACS. v.3, n. 1, p.28-39, 2015.
CARNEIRO, R.M.V. et al. Saúde bucal de idosos institucionalizados, zona leste de São Paulo, Brasil, 1999. Cadernos de Saúde Pública.v. 21, n. 6, p. 1709-1716, 2005.
GRDEN, C.R.B. et al. Avaliação da cavidade e higiene oral de idosas residentes em uma instituição de longa permanência. CogitareEnferm. v. 18, n. 3, p. 490-495 jul./set. 2013.
REIS, S.C.G.B. et al. Condição de saúde bucal de idosos institucionalizados em Goiânia-GO, 2003. Revista Brasileira Epidemiológica. v. 8, n. 1, p. 67-73, 2005.
REIS, S.C.G.B.;MARCELO, V.C. Saúde bucal na velhice: percepção dos idosos, Goiânia, 2005. Ciência e Saúde Coletiva.v.111, n. 1, p. 191-199, 2006.
SILVA, S. O. et al. Saúde bucal do idoso institucionalizado em dois asilos de Passo Fundo – RS. RGO. v. 56. n.3, p. 303-308, jul./set. 2008.
WATANABE, H. A. W. Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Boletim do Instituto de Saúde, BIS, n. 47,p. 69-71, abr. 2009.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.