Brinquedoteca universitária: cotidianos lúdicos do território acadêmico ao comunitário

  • Rosana Coronetti Farenzena Universidade de Passo Fundo
  • Cíntia Luzia Lauer Universidade de Passo Fundo
  • Jéssica da Silva de Couto Universidade de Passo Fundo
  • Gabriela Braga Teixeira Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Brinquedoteca universitária. Infância. Brincar. Cultura lúdica. Laboratório de aprendizagens., Laboratório de aprendizagens, Infância, Brincar, extensão

Resumo

O presente artigo apresenta os cotidianos de uma Brinquedoteca Universitária, vivificada pela sua pertença à Faculdade de Educação e, pela sua ligação ao Curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo. A reflexão desenvolvida revisita, sob intenção crítica e propositiva, a identidade dessa brinquedoteca, suas funções e confronta-a com os objetivos de ensino, pesquisa e extensão da instituição acadêmica. Radicada nesse último eixo, a Brinquedoteca integra um programa extensionista que permite dialogar com os diversos grupos e sujeitos de escolas, associações, instituições filantrópicas, ONGs, etc. Campo para estágios atende anualmente em torno de três mil crianças, incrementa projetos autorais com escolas públicas e privadas, associa-se a outros projetos e a eventos institucionais. Desenvolve ações de formação inicial e em serviço com a comunidade acadêmica e externa. Ciente de ser um laboratório de aprendizagens propõe-se a ser lócus de esforços para problematizar concepções e estereótipos que atravessam a cultura lúdica. O faz comprometida com alternativas ao que limita a cidadania plena de crianças de diferentes categorias etárias e contextos de vida. Ao apresentar essa iniciativa acadêmica de fomento à conexão comunitária, o texto problematiza a questão dos brinquedos produzidos em escala industrial e dá a conhecer práticas que visam garantir a ativa participação dos brincantes na criação e apropriação de artefatos lúdicos, bem como reconhecem valor nas culturas de pares e nas suas produções. Nessas práticas a Brinquedoteca se faz referência de inovação pedagógica, desde a organização do seu espaço aos materiais não estruturados, centrais nas escolhas, decisões e experiências entre crianças e crianças; crianças e adultos; e adultos e adultos. Os seus cotidianos vivificam um valioso campo relacional, avaliado e qualificado continuamente, para o que são mobilizados conhecimentos das diversas áreas que consolidam os estudos da criança.  

Biografia do Autor

Rosana Coronetti Farenzena, Universidade de Passo Fundo
Professora da Faed – Universidade de Passo fundo. Doutora em Estudos da Criança.
Cíntia Luzia Lauer, Universidade de Passo Fundo
Pedagoga e aluna do Curso de Psicopedagogia Faed–UPF.
Jéssica da Silva de Couto, Universidade de Passo Fundo
Aluna do Curso de Pedagogia  Faed–UPF; Estagiária.
Gabriela Braga Teixeira, Universidade de Passo Fundo
Aluna do Curso de Pedagogia Faed–UPF; Bolsista Paidex.

Referências

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
FARENZENA, R. C.; LAUER, C. L.; COUTO, J. DA S. DE; TEIXEIRA, G. B. Brinquedoteca universitária: cotidianos lúdicos do território acadêmico ao comunitário. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 66-79, 31 ago. 2018.