Educomunicação e inclusão: relato de experiências sobre práticas de rádio na escola Louis Braille de Pelotas

  • Alexia Ferreira Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
  • Larissa Patines Universidade Federal de Pelotas
  • Matheus Fontoura Garcia Universidade Federal de Pelotas
  • Thais Boa Nova Lettnin Universidade Federal de Pelotas
  • Michele Negrini Universidade Federal de Pelotas
  • Marislei da Silveira Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Relato de experiências. Inclusão. Direitos sociais. Escola Louis Braille. Rádio Corredor.

Resumo

O foco deste trabalho é a realização de um relato de experiências sobre as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade”, desenvolvido por professores e alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas junto à Escola Louis Braille da cidade. Discentes e docentes da UFPel desenvolvem o programa “Rádio Corredor” na Escola, que é voltado para a inclusão e é utilizado como forma de suporte ao aprendizado. O artigo vai apresentar discussões acerca da Educomunicação e vai trazer alguns aspectos sobre a realização da Rádio Corredor, além de apresentar algumas opiniões de membros da Louis Braille pelotense.

Biografia do Autor

Alexia Ferreira Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas
Discente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Colaboradora do Projeto: “Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade”.
Larissa Patines, Universidade Federal de Pelotas
Discente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Colaboradora do Projeto: “Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade”.
Matheus Fontoura Garcia, Universidade Federal de Pelotas
Discente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Colaborador do Projeto: “Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade”.
Thais Boa Nova Lettnin, Universidade Federal de Pelotas
Discente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Colaboradora do Projeto: “Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade”.
Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Comunicação. Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Projeto: “Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade”. 
Marislei da Silveira Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas
 Orientadora do Trabalho. Jornalista. Doutora em Comunicação. Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Projeto: “Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade”. 

Referências

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2005.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicar é preciso. Núcleo de comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.usp.br/nce/educomunicacao/saibamais/textos>. Acesso em: 23 jul. 2017.

CORRÊA, Edison José. Extensão universitária, política institucional e inclusão social. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.1, n.1, p.12-15, jul./dez. 2003.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. [S. l.]: InstitutInternationaldesDroitsde l’Enfant (IDE), 2005.

GODOY, Elisangela Ribas. Rádio: um companheiro dos cegos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2003. Anais...Belo Horizonte, 2003.

MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica.São Paulo: Summus, 2001.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

LEMOS,Luzieth Lira. A educomunicação como mediadora da inclusão do deficiente sensorial visual no processo comunicativo: um estudo de caso no Centro de Ensino Especial 1 do Gama-DF. 2013, 192f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.

PERUZZO, Cicília. Comunicação popular, comunitária e alternativa no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2015.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos.Rio de Janeiro: WVA, 1999.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
RIBEIRO, A. F.; PATINES, L.; GARCIA, M. F.; LETTNIN, T. B. N.; NEGRINI, M.; RIBEIRO, M. DA S. Educomunicação e inclusão: relato de experiências sobre práticas de rádio na escola Louis Braille de Pelotas. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 172-182, 31 ago. 2018.
Seção
Relatórios