Educomunicação e inclusão: relato de experiências sobre práticas de rádio na escola Louis Braille de Pelotas
Resumo
O foco deste trabalho é a realização de um relato de experiências sobre as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade”, desenvolvido por professores e alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas junto à Escola Louis Braille da cidade. Discentes e docentes da UFPel desenvolvem o programa “Rádio Corredor” na Escola, que é voltado para a inclusão e é utilizado como forma de suporte ao aprendizado. O artigo vai apresentar discussões acerca da Educomunicação e vai trazer alguns aspectos sobre a realização da Rádio Corredor, além de apresentar algumas opiniões de membros da Louis Braille pelotense.Downloads
Referências
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2005.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicar é preciso. Núcleo de comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.usp.br/nce/educomunicacao/saibamais/textos>. Acesso em: 23 jul. 2017.
CORRÊA, Edison José. Extensão universitária, política institucional e inclusão social. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.1, n.1, p.12-15, jul./dez. 2003.
GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. [S. l.]: InstitutInternationaldesDroitsde l’Enfant (IDE), 2005.
GODOY, Elisangela Ribas. Rádio: um companheiro dos cegos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2003. Anais...Belo Horizonte, 2003.
MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica.São Paulo: Summus, 2001.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
LEMOS,Luzieth Lira. A educomunicação como mediadora da inclusão do deficiente sensorial visual no processo comunicativo: um estudo de caso no Centro de Ensino Especial 1 do Gama-DF. 2013, 192f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
PERUZZO, Cicília. Comunicação popular, comunitária e alternativa no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2015.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos.Rio de Janeiro: WVA, 1999.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.