O JIU JITSU COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA A CIDADANIA INFANTO-JUVENIL

  • Ahiram Brunni Cartaxo de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN) http://orcid.org/0000-0001-5952-953X
  • Kize Arachelli de Lira Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN)
  • Jedídja Hadassa de Santana Varela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN) http://orcid.org/0000-0002-2942-8524
  • Irma Lúcia da Silveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).
  • Francisco Antonio de Pontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).
Palavras-chave: Jiu Jitsu. Prática Educativa. Abordagem crítico-emancipatória. Cidadania. Juventudes.

Resumo

Este trabalho é fruto de um projeto de extensão desenvolvido no Campus Natal Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no período de junho de 2016 a junho de 2017. Destaca-se como objetivos promover e sensibilizar crianças, adolescentes e jovens por meio do Jiu Jitsu brasileiro como uma prática educativa crítico-emancipatória de inclusão social para a cidadania. O Jiu Jitsu foi utilizado como um atrativo para o processo de aprendizagem social, pois foi a estratégia de aproximação do público infanto-juvenil para, por meio do processo crítico-emancipatório propostos por Elenor Kunz, ensinar e aprender temáticas para a construção de uma consciência cidadã em temas como: filosofia do Jiu Jitsu com ênfase em ensinamentos para a vida, a disciplina e os valores morais da sociedade; juventudes (drogas e comportamento na sociedade) e bullying na escola. Utilizou-se de aulas expositivas dialogadas e práticas de Jiu Jitsu, exercícios voltados para o aprendizado motor, exercícios táticos e recreativos. Também se empregou técnicas de demonstração e simulação. No caso das temáticas de cidadania, utilizou-se da auto-explicação ou da interrogação elaborativa. Os resultados sinalizam que o Jiu Jitsu brasileiro pode ser utilizado como uma prática educativa crítico-emancipatória, que contribui para a construção da cidadania infanto-juvenil devido à sua competência objetiva (educacional), competência social (cidadania, comportamento social) e competência comunicativa (integração social e conhecimento corporal).

Biografia do Autor

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN)
Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN), especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN). Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP, RN). Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).
Kize Arachelli de Lira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN)
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN). Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade.
Jedídja Hadassa de Santana Varela, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN)
Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN). Graduada em Psicologia pela Universidade Potiguar (UNP, RN).
Irma Lúcia da Silveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).
Mestre em Saúde Coletiva e graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, RN). Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).
Francisco Antonio de Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).
Graduado em Contabilidade e Técnico-Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN).

Referências

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
CASTRO, A. B. C. DE; SILVA, K. A. DE L.; VARELA, J. H. DE S.; SILVA, I. L. DA S.; PONTES, F. A. DE. O JIU JITSU COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA A CIDADANIA INFANTO-JUVENIL. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 152-171, 31 ago. 2018.
Seção
Relatórios