Divulgação científica em psicobiologia: educação a distância como estratégia para a promoção da extensão universitária

  • Mayra Antonelli-Ponti Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto - SP
  • Lívia Valenti Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto - SP
  • David Andrés Casilimas Díaz Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto - SP
  • Ricardo Marinho de Mello de Picoli Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto - SP
  • Fabiana Maris Versuti Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto - SP
Palavras-chave: Ensino a distância.Tecnologia Educacional. Docência.

Resumo

A educação a distância, associada ao uso das tecnologias da informação e da comunicação, é uma forma viável de promover a extensão universitária. Tal ação colabora para desenvolver novas formas de ensinar, de aplicar estratégias de ensino e gera dados para compreensão de tais questões, contemplando, assim, os três grandes objetivos da universidade: docência, pesquisa e extensão. O presente trabalho, de natureza descritiva, visa apresentar a produção de um projeto de extensão universitária como possibilidade de aproximação entre universidade e sociedade a partir do processo de criação de cursos de difusão científica de temas de um Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. O processo envolveu a escolha das áreas e conteúdos dos cursos, do público-alvo, ambiente virtual de aprendizagem e das formas de divulgação. Foram estruturados quatro cursos, sendo que um deles foi realizado e contou com a participação de 81 alunos. Concluímos que o processo de criação da proposta fomentou habilidades docentes da equipe e que os cursos se configuram como potenciais formas de extensão universitária e divulgação científica. A obtenção de dados dos participantes dos cursos poderá embasar estudos futuros.

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Biografia do Autor

Mayra Antonelli-Ponti, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto - SP
Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas. Mestra e doutoranda  pelo Programa de Pós graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Tem experiência na área de ensino de Ciências e Biologia geral. Pesquisa nas áreas da Genética do Comportamento ligada a educação, Biologia Evolutiva e Psicologia Evolucionista. Atua colaborando para divulgação científica e criação de cursos de formação continuada para professores.
Lívia Valenti, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto - SP
Bacharel e psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos. Mestra e doutoranda em Psicobiologia pelo Programa de Pós-graduação de Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atua na área de Psicologia Experimental com ênfase em Psicologia Cognitiva. Colaboradora de pesquisa na área de Avaliação Neuropsicológica no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (2017). Participação em projetos que investigam os mecanismos da memória, atenção e fatores emocionais, como a influência de transtornos de humor na cognição.
David Andrés Casilimas Díaz, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto - SP
Biólogo formado pela Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós graduação em Psicobiologia da FFCLRP-USP. Tem experiência na área de Biologia geral, pesquisa em integração sensorial e desenho de projetos de pesquisa, fortalecido pela realização de aulas particulares e a direção dum grupo de pesquisa estudantil em neurociência na Pontificia Universidad Javeriana. Tem especial interesse nas áreas da neurociência, comportamento, divulgação científica, biologia evolutiva e biotecnologia aplicada à agricultura, o desenvolvimento de energias limpas e ao desenvolvimento sustentável em geral. 
Ricardo Marinho de Mello de Picoli, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto - SP
Psicólogo formado na UFSCar. Mestre e doutorando pela Programa de Pós graduação em Psicobiologia da FFCLRP-USP. Membro da Diretoria executiva da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP) na gestao 2018/19. Supervisor credenciado ao Serviço Escola de Psicologia da UFSCar com o estágio de Psicologia do Esporte. Psicólogo voluntário em projetos sociais esportivos.
Fabiana Maris Versuti, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto - SP
Possui pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, doutorado e mestrado em Educação para a Ciência; é Professora Doutora, RDIDP, na Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), do Departamento de Psicologia, docente do curso de Licenciatura em Ciências na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação; atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento socioemocional; Formação de Professores; Tecnologias aplicadas à Educação e Métodos inovadores de ensino. 

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
ANTONELLI-PONTI, M.; VALENTI, L.; DÍAZ, D. A. C.; PICOLI, R. M. DE M. DE; VERSUTI, F. M. Divulgação científica em psicobiologia: educação a distância como estratégia para a promoção da extensão universitária. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 183-197, 31 ago. 2018.
Seção
Relatórios