A necessidade de interação universidade-escola: um estudo da UNIFESSPA
Resumo
Este relato apresenta considerações sobre o desenvolvimento de um projeto de divulgação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Novo Enem. O objetivo foi apresentar aos alunos das escolas da rede pública de municípios dos estados do Pará e Mato Grosso os cursos de graduação da Universidade e de outras instituições presentes na região sudeste do Pará, bem como socializar as particularidades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Novo Enem, no tocante à Teoria de Resposta ao Item (TRI) e como são construídos os critérios para uma boa redação. A motivação inicial partiu do desejo de ver mais estudantes aproveitarem a oportunidade de frequentar uma Universidade Federal no interior do estado do Pará. A metodologia consistiu em visitas às escolas da rede pública, com três momentos de encontros com os alunos; o primeiro momento consistia em apresentar o ENEM e a Universidade; o segundo contava com a realização de palestras motivacionais e o terceiro, que é o foco desse relato, eram encontros para explicar a metodologia do ENEM. Observa-se ainda que poucos alunos da educação básica conhecem os critérios de acesso ao ensino superior nessa região do país, bem como há pouca interação da universidade com as escolas locais. Constata-se, portanto, a importância de se realizar ações visando aproximar esse público à universidade.Downloads
Referências
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