A necessidade de interação universidade-escola: um estudo da UNIFESSPA

  • Manoella Gonçalves Bazzo Universidade Federal de Goiás Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Maria Elizabete Rambo Kochhann Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Palavras-chave: Alunos da Educação Básica. Avaliação em Larga Escala (ALE). UNIFESSPA. Novo Enem., educação básica, novo enem, enem, extensão

Resumo

Este relato apresenta considerações sobre o desenvolvimento de um projeto de divulgação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Novo Enem. O objetivo foi apresentar aos alunos das escolas da rede pública de municípios dos estados do Pará e Mato Grosso os cursos de graduação da Universidade e de outras instituições presentes na região sudeste do Pará, bem como socializar as particularidades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Novo Enem, no tocante à Teoria de Resposta ao Item (TRI) e como são construídos os critérios para uma boa redação. A motivação inicial partiu do desejo de ver mais estudantes aproveitarem a oportunidade de frequentar uma Universidade Federal no interior do estado do Pará. A metodologia consistiu em visitas às escolas da rede pública, com três momentos de encontros com os alunos; o primeiro momento consistia em apresentar o ENEM e a Universidade; o segundo contava com a realização de palestras motivacionais e o terceiro, que é o foco desse relato, eram encontros para explicar a metodologia do ENEM. Observa-se ainda que poucos alunos da educação básica conhecem os critérios de acesso ao ensino superior nessa região do país, bem como há pouca interação da universidade com as escolas locais. Constata-se, portanto, a importância de se realizar ações visando aproximar esse público à universidade.

Biografia do Autor

Manoella Gonçalves Bazzo, Universidade Federal de Goiás Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Mestranda em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Goiás – UFG. Técnica Administrativa em Educação da UNIFESSPA no Instituto de Engenharia do Araguaia - IEA – Campus Santana do Araguaia. Rua Geraldo Ramalho, s/nº, seto Centro - CEP 68560-000, Santana do Araguaia, Pará - Brasil. E-mail: lunnakroty@gmail.com. Telefone: (94) 99139-9019. 
Maria Elizabete Rambo Kochhann, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Doutora - Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – PPGECM - Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Dep. Est. Renê Barbour – Barra do Bugres – MT. Docente da Unifesspa no Instituto de Engenharia do Araguaia - IEA – Campus Santana do Araguaia. Rua Geraldo Ramalho, s/nº, seto Centro - CEP 68560-000, Santana do Araguaia, Pará - Brasil.  . E-mail: beterambo@gmail.com. Telefone: (94) 98164-5473.

Referências

BRASIL. MEC. Novo ENEM. [201-]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/179-estudantes-108009469/vestibulares-1723538374/13318-novo-enem>. Acesso em: 18 maio 2018.

______. Enem: apresentação. [200-?], Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/enem-sp-2094708791>. Acesso em: 22 maio 2018.

FAPESPA. Estatísticas Municipais Paraenses: Santana do Araguaia. Diretoria de

Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação: Belém, 2016. Disponível em: <http://www.fapespa.pa.gov.br/upload/Arquivo/anexo/1255.pdf?id=1526929793>. Acesso em: 20 maio 2018.

IBGE (2017). Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/santana-do-araguaia/panorama>. Acesso em: 21 maio 2018.

SOUSA, S. Z. Avaliações em larga escala e os desafios à qualidade educacional. Roteiro, v. 36, n. 2, p. 309–314, 2011. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/1184>. Acesso em: 27/8/2014.

UNIFESSPA (2013). Histórico. Disponível em: <https://www.unifesspa.edu.br/inst/historico>. Acesso em: 18 maio 2018.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 19, n. 73, p. 769-792, dez. 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362011000500003&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 21 maio 2018.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
BAZZO, M. G.; KOCHHANN, M. E. R. A necessidade de interação universidade-escola: um estudo da UNIFESSPA. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 140-151, 31 ago. 2018.
Seção
Relatórios