Núcleo de cidadania digital: práticas de cultura acessível e transformação social
Resumo
O ensaio visual apresenta fotografias envolvendo ambiência, produtos e serviços do Núcleo de Cidadania Digital (NCD) no município de Vitória, Espírito Santo. Trata-se de um projeto de extensão e transformação social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que completa treze anos de existência. Essa memória visual de extensão mostra uma ação extensionista da área temática da tecnologia e produção, área afim educação e que linha de extensão na area da tecnologia da informação. As atividades do NCD tem uma abordagem multidisciplinar e o programa desenvolve ações integrando o ensino, a pesquisa e extensão universitária para enfrentamento da exclusão sociodigital.Downloads
Referências
ACESSIBILIDADE BRASIL. Brasil inaugura o Telecentro Acessível de Taguatinga. Acessibilidade Brasil, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://www.acessibilidadebrasil.org.br/joomla/noticias/505-a-acessibilidade-brasil-inaugura-o-telecentro-acessivel-de-taguatinga> Acesso em: 24 jun. 2018
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Brasília, Ministério dos Direitos Humanos: Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2017. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/Convencao%202017.pdf >. Acesso em: 24 jun. 2018.
CÂMARA, Mauro Araujo. Inclusão digital via telecentros: Um estudo de caso em Belo Horizonte. In: V ENLEPICC – Encontro Latino de Economia Política da Informação e Cultura, 2005. Anais… Salvador, 2005. Disponível em: <http://www.gepicc.ufba.br/enlepicc/pdf/MauroCamara.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2018.
MIRANDA, Alex Alves et al. Inclusão Digital: o acesso a tecnologia da informação e comunicação pelas famílias rurais do assentamento Juncal, município de Naviraí, MS. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO, 1., 2017, Naviraí. Anais… Naviraí: EIGEDIN, v. 1, n. 1, 2017. p. 1-4. Disponível em: <http://www.seer.ufms.br/ojs/index.php/EIGEDIN/article/view/4407> Acesso em: 18 jun. 2018.
SILVA, Silvio Bitencourt da. A emergência dos livings labs no Brasil como um meio para a promoção da inovação social. Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, Criciúma, v. 3, n; 3, 2012. Disponível em: <http://periodicos.unesc.net/seminariocsa/article/view/653/644> Acesso em: 18 jun. 2018.
SILVEIRA, Rogério Zanon da; MIGUEL, Marcelo Calderari. Avaliar e (re) pensar espaços de socioambientalismo museológico: olhares sobre o Museu de história natural do sul do estado do Espírito Santo. Expressa Extensão, v. 23, n. 1, p. 104-121, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/12537> Acesso em: 18 maio. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO [UFES]. Pró-reitoria de Extensão. O Fazer extensionista: tecnologia e produção. Vitória: UFES, Proex, 2018. Disponível em: <http://proex.ufes.br/sites/proex.ufes.br/files/field/anexo/portfolio_31.pdf> Acesso em: 19 abr. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Núcleo de Cidadania Digital (NCD). Vitória: UFES, 2017. Disponível em: <http://www.ufes.br/node/78>. Acesso em 17 maio. 2018.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.