As oficinas itinerantes do PIBID geografia UFPel como prática sócio-espacial de acesso a diferentes culturas

  • Gabriela Klering Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Pedro Henrique de Souza Rafael Universidade Federal de Pelotas
  • Liz Cristiane Dias Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: PIBID Geografia. Prática sócio-espacial. Pensamento espacial. Cartografia Escolar. Gênero e Sexualidade., extensão, pibid, geografia

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a relevância das Oficinas Itinerantes do PIBID Geografia da Universidade Federal de Pelotas a partir da abordagem da Cartografia Escolar, do pensamento espacial e da promoção do estímulo da criticidade do aluno junto ao seu raciocínio geográfico. Optou-se por centrar a discussão mais detalhada em duas oficinas, a de “Gênero e Sexualidade e a “Iniciação Cartográfica”, por acreditar que essas oficinas  representam de melhor forma o caráter extensionista dessas práticas que visam conectar a Universidade e a Escola. As oficinas de Gênero e Sexualidade e Iniciação Cartográfica buscam integrar os alunos com práticas sócio-espaciais que permeiam o pensamento espacial e o raciocínio geográfico em seus processos de aprendizagem. Conclui-se nesse artigo que as oficinas do PIBIDGeo contribuem para a formação inicial e continuada de professores, como também para outros métodos e metodologias para o ensino de Geografia, além de possibilitar o se fazer professor e professora no dia a dia da profissão.

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Biografia do Autor

Gabriela Klering Dias, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da subárea Geografia. Integrante do Grupo de Pesquisa Espaços Sociais e Formação de Professores (GESFOP – CNPq). 
Pedro Henrique de Souza Rafael, Universidade Federal de Pelotas
Professora Dra. do Departamento de Geografia pela Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas – ICH. Foi Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da subárea Geografia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Espaços Sociais e Formação de Professores (GESFOP – CNPq).
Liz Cristiane Dias, Universidade Federal de Pelotas
Graduando do curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas – ICH. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da subárea Geografia. Integrante do Grupo de Pesquisa Espaços Sociais e Formação de Professores (GESFOP – CNPq).

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
DIAS, G. K.; RAFAEL, P. H. DE S.; DIAS, L. C. As oficinas itinerantes do PIBID geografia UFPel como prática sócio-espacial de acesso a diferentes culturas. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 80-93, 31 ago. 2018.