Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação

  • Regiana Blank Wille Universidade Federal de Pelotas
  • Luana Medina Universidade Federal de Pelotas
  • Andréia de Souza Lang Universidade Federal de Pelotas
  • Diocelena Miranda Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Educação Musical. Inclusão. Deficiências., deficiências, educação, inclusão

Resumo

Este artigo traz reflexões acerca da importância de repensar a formação profissional dos futuros professores de Música no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Tendo em vista que a demanda de alunos com deficiências aumentou o déficit de suporte e conhecimento necessários para atender esses alunos também é considerável. A partir disso, é trazida a experiência que ocorre dentro do Curso de Música Licenciatura através dos projetos de pesquisa, ensino extensão. São descritos aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam o trabalho com inclusão realizado nesses projetos, bem como sua importância para a formação dos futuros educadores musicais. Como resultado, percebemos a necessidade de criação de mais projetos de pesquisa com esse objetivo, estimular os estudos sobre a Educação Musical e Inclusão de pessoas com deficiências.

Biografia do Autor

Regiana Blank Wille, Universidade Federal de Pelotas
Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Música na UFPEL, Especialista em Educação e Prática Pedagógica, Mestre Em educação Musical pela UFRGS e Doutora em Educação pela UFPel.
Luana Medina, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Música na UFPEL, Monitora dos Projetos de Extensão Musicalização para bebês e Musicalização Infantil e Participante do GEEMIN e do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Educação Musical.
Andréia de Souza Lang, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Música na UFPEL, Monitora dos Projetos de Extensão Musicalização para bebês e Musicalização Infantil e Participante do GEEMIN e do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Educação Musical.
Diocelena Miranda, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Música na UFPEL, Monitora dos Projetos de Extensão Musicalização para bebês e Musicalização Infantil e Participante do GEEMIN e do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Educação Musical.

Referências

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Acesso em: 01 jun. 2018

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
WILLE, R. B.; MEDINA, L.; LANG, A. DE S.; MIRANDA, D. Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 210-222, 31 ago. 2018.
Seção
Relatórios