Brincando com o patrimônio: as ações educativas desenvolvidas pelo Laboratório de Educação para o patrimônio – LEP/UFPel entre 2013 e 2017
Resumo
Este relatório aborda as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Educação para o Patrimônio - LEP, para o Museu do Doce da UFPel, no município de Pelotas/RS entre 2013 e 2017. O LEP é um laboratório de ensino do Curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, no qual os alunos do curso de graduação desenvolvem projetos de ação educativa em museus e materiais pedagógicos para serem utilizados nessas instituições. Entre as ações desenvolvidas no laboratório estão o Pif Doce, o jogo de trilha Que casa é?, o Jogo de Memória do Museu do Doce, o Jogo de Memória Tátil, o livro de atividades Quindim e seus amigos e o Jogo da Velha do Doce, cujo processo de produção, que envolve a criação do conceito, pesquisa e desenvolvimento de protótipos, sua experimentação e avaliação, está descrito neste trabalho.Referências
CASTRO, R. B. ; CRUZ, P. C. ; GASTAUD, C. R. . Uma proposta de reflexão sobre a educação nos museus da colônia de Pelotas através de oficinas para a produção de material educativo. Expressa Extensão (UFPel), v. 20, p. 88-97, 2015.
CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1999. (Cadernos de Sociomuseologia, 13).
CRUZ, Patrícia Cristina; CASTRO, Renata Brião; GASTAUD, Carla Rodrigues. Considerações sobre a educação para o patrimônio no município de Pelotas/RS: uma possibilidade de aproximar museu e sociedade. Cadernos Temáticos 4, pp. 50-56, 2015.
CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005, p. 129.
FONSECA, Selva Guimarães. O estudo a história local e do cotidiano. In: Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009. p. 113- 138.
GASTAUD, Carla et al. Do sal ao açúcar: as ações educativas do Museu do Doce da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Expressa Extensão. Pelotas, v. 19, n. 2, pp. 91-105, 2014.
GONÇALVES, C. Brincar, o despertar psicomotor. Rio de Janeiro, Sprint: 1996.
HACK, Édina. Entre o ensino de História e a educação patrimonial: em busca da investigação de bens culturais locais, Revista Confluências Culturais v. 2 n. 1, março de 2013, p 03.
KISCHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 57-71
MILITÃO, Albigenor & Rose. Jogos, dinâmicas & vivências grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2000.
RUSSIO, Waldisa Pinto. Museu: um aspecto das organizações culturais num país em desenvolvimento. 1977. Tese de Doutorado.
SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. REFLEXÕES SOBRE A NOVA MUSEOLOGIA. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 18, n. 18, june 2009. ISSN 1646-3714. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/363>. Acesso em: 11 aug. 2018.
WAJSKOP, G. O brincar na educação infantil. In: Cadernos de Pesquisa, n° 92, pp 62- 69. 1995
ZORZAL, Ezequiel et al. Aplicação de Jogos Educacionais com Realidade Aumentada. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14575/8482> Acesso em: 20 jun. 2017.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.