Brincando com o patrimônio: as ações educativas desenvolvidas pelo Laboratório de Educação para o patrimônio – LEP/UFPel entre 2013 e 2017

  • Rafael Teixeira Chaves Graduando em Museologia Universidade Federal De Pelotas. http://orcid.org/0000-0001-6581-285X
  • Gizele Santos Amaro Museóloga graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi voluntária no LEP entre 2014 a 2017.
  • Carla Rodrigues Gastaud Universidade Federal de Pelotas
  • Patricía Cristina Cruz Sá Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Educação para o patrimônio. Ações educativas em museus. Jogos para museus. Museu do Doce da UFPel. Laboratório de Educação para o Patrimônio.

Resumo

Este relatório aborda as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Educação para o Patrimônio - LEP, para o Museu do Doce da UFPel, no município de Pelotas/RS entre 2013 e 2017. O LEP é um laboratório de ensino do Curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, no qual os alunos do curso de graduação desenvolvem projetos de ação educativa em museus e materiais pedagógicos para serem utilizados nessas instituições. Entre as ações desenvolvidas no laboratório estão o Pif Doce, o jogo de trilha Que casa é?, o Jogo de Memória do Museu do Doce, o Jogo de Memória Tátil, o livro de atividades Quindim e seus amigos e o Jogo da Velha do Doce, cujo processo de produção, que envolve a criação do conceito, pesquisa e desenvolvimento de protótipos, sua experimentação e avaliação, está descrito neste trabalho.

Biografia do Autor

Rafael Teixeira Chaves, Graduando em Museologia Universidade Federal De Pelotas.
Museólogo graduado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Gizele Santos Amaro, Museóloga graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi voluntária no LEP entre 2014 a 2017.
Gizele dos Santos Amaro é museóloga graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi voluntária no LEP entre 2014 a 2017.
Carla Rodrigues Gastaud, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  É professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no curso de Museologia e no Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Tem experiência na área de História, com ênfase em Memória Cultural. Atualmente é diretora do Museu do Doce da UFPel e coordenadora do LEP — Laboratório de Educação para o Patrimônio.
Patricía Cristina Cruz Sá, Universidade de São Paulo
Museóloga, graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e foi bolsista de extensão no LEP de 2013 a 2015.  Atualmente é gerente do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba.

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Publicado
2018-08-31
Como Citar
CHAVES, R. T.; AMARO, G. S.; GASTAUD, C. R.; SÁ, P. C. C. Brincando com o patrimônio: as ações educativas desenvolvidas pelo Laboratório de Educação para o patrimônio – LEP/UFPel entre 2013 e 2017. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 198-209, 31 ago. 2018.
Seção
Relatórios