Brincando com o patrimônio: as ações educativas desenvolvidas pelo Laboratório de Educação para o patrimônio – LEP/UFPel entre 2013 e 2017

  • Rafael Teixeira Chaves Graduando em Museologia Universidade Federal De Pelotas. http://orcid.org/0000-0001-6581-285X
  • Gizele Santos Amaro Museóloga graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi voluntária no LEP entre 2014 a 2017.
  • Carla Rodrigues Gastaud Universidade Federal de Pelotas
  • Patricía Cristina Cruz Sá Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Educação para o patrimônio. Ações educativas em museus. Jogos para museus. Museu do Doce da UFPel. Laboratório de Educação para o Patrimônio.

Resumo

Este relatório aborda as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Educação para o Patrimônio - LEP, para o Museu do Doce da UFPel, no município de Pelotas/RS entre 2013 e 2017. O LEP é um laboratório de ensino do Curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, no qual os alunos do curso de graduação desenvolvem projetos de ação educativa em museus e materiais pedagógicos para serem utilizados nessas instituições. Entre as ações desenvolvidas no laboratório estão o Pif Doce, o jogo de trilha Que casa é?, o Jogo de Memória do Museu do Doce, o Jogo de Memória Tátil, o livro de atividades Quindim e seus amigos e o Jogo da Velha do Doce, cujo processo de produção, que envolve a criação do conceito, pesquisa e desenvolvimento de protótipos, sua experimentação e avaliação, está descrito neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Teixeira Chaves, Graduando em Museologia Universidade Federal De Pelotas.
Museólogo graduado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Gizele Santos Amaro, Museóloga graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi voluntária no LEP entre 2014 a 2017.
Gizele dos Santos Amaro é museóloga graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi voluntária no LEP entre 2014 a 2017.
Carla Rodrigues Gastaud, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  É professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no curso de Museologia e no Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Tem experiência na área de História, com ênfase em Memória Cultural. Atualmente é diretora do Museu do Doce da UFPel e coordenadora do LEP — Laboratório de Educação para o Patrimônio.
Patricía Cristina Cruz Sá, Universidade de São Paulo
Museóloga, graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e foi bolsista de extensão no LEP de 2013 a 2015.  Atualmente é gerente do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba.

Referências

CASTRO, R. B. ; CRUZ, P. C. ; GASTAUD, C. R. . Uma proposta de reflexão sobre a educação nos museus da colônia de Pelotas através de oficinas para a produção de material educativo. Expressa Extensão (UFPel), v. 20, p. 88-97, 2015.

CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1999. (Cadernos de Sociomuseologia, 13).

CRUZ, Patrícia Cristina; CASTRO, Renata Brião; GASTAUD, Carla Rodrigues. Considerações sobre a educação para o patrimônio no município de Pelotas/RS: uma possibilidade de aproximar museu e sociedade. Cadernos Temáticos 4, pp. 50-56, 2015.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005, p. 129.

FONSECA, Selva Guimarães. O estudo a história local e do cotidiano. In: Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009. p. 113- 138.

GASTAUD, Carla et al. Do sal ao açúcar: as ações educativas do Museu do Doce da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Expressa Extensão. Pelotas, v. 19, n. 2, pp. 91-105, 2014.

GONÇALVES, C. Brincar, o despertar psicomotor. Rio de Janeiro, Sprint: 1996.

HACK, Édina. Entre o ensino de História e a educação patrimonial: em busca da investigação de bens culturais locais, Revista Confluências Culturais v. 2 n. 1, março de 2013, p 03.

KISCHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 57-71

MILITÃO, Albigenor & Rose. Jogos, dinâmicas & vivências grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2000.

RUSSIO, Waldisa Pinto. Museu: um aspecto das organizações culturais num país em desenvolvimento. 1977. Tese de Doutorado.

SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. REFLEXÕES SOBRE A NOVA MUSEOLOGIA. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 18, n. 18, june 2009. ISSN 1646-3714. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/363>. Acesso em: 11 aug. 2018.

WAJSKOP, G. O brincar na educação infantil. In: Cadernos de Pesquisa, n° 92, pp 62- 69. 1995

ZORZAL, Ezequiel et al. Aplicação de Jogos Educacionais com Realidade Aumentada. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14575/8482> Acesso em: 20 jun. 2017.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
CHAVES, R. T.; AMARO, G. S.; GASTAUD, C. R.; SÁ, P. C. C. Brincando com o patrimônio: as ações educativas desenvolvidas pelo Laboratório de Educação para o patrimônio – LEP/UFPel entre 2013 e 2017. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 198-209, 31 ago. 2018.
Seção
Relatórios