Princípios Dos Cuidados Paliativos E Luto: Descrição Da Experiência Do Projeto De Extensão No Curso De Medicina

  • Ursula Bueno do Prado Guirro Universidade Federal do Paraná
  • Lívia Martins Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Atamai Caetano Moares Universidade Federal do Paraná
  • Thales Matzkeit Leyton Universidade Federal do Paraná
  • Ricardo Romano Universidade Federal do Paraná
  • Lucas Gabriel da Silva Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação médica. Cuidados paliativos.

Resumo

O projeto de extensão Princípios dos Cuidados Paliativos e Luto da Universidade Federal do Paraná contou com a participação de 20 alunos, alcançou 48 pacientes e seus múltiplos familiares e amigos, envolveu uma médica docente, duas médicas assistentes e incontáveis profissionais e residentes do Setor de Cuidados Paliativos. A iniciativa visava a formação objetiva e subjetiva em cuidados paliativos dos alunos do curso de medicina. Para isso foram desenvolvidas atividades de capacitação teórica, visitas aos pacientes, encontros presenciais e produção de textos. O resultado das atividades foi considerado positivo na perspectiva dos alunos. O projeto de extensão com foco em Cuidados Paliativos pode ser considerado experiência de ensino e aprendizagem satisfatória na graduação médica, e possivelmente em outras áreas da saúde, em que é possível ensinar e vivenciar humanização, empatia, compaixão e cuidados paliativos.

Biografia do Autor

Ursula Bueno do Prado Guirro, Universidade Federal do Paraná
Professora adjunta no Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná.
Lívia Martins Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
aluna do Curso de Medicina da Universidade Católica do Paraná
Atamai Caetano Moares, Universidade Federal do Paraná
aluno do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná
Thales Matzkeit Leyton, Universidade Federal do Paraná
aluno do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná
Ricardo Romano, Universidade Federal do Paraná
aluno do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná
Lucas Gabriel da Silva, Universidade Federal do Paraná
aluno do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná

Referências

BENEDETTO, M.A.C. Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos epacientes. Mundo Saúde, v. 34, n. 3, p. 311-9, 2010.

CALDAS, G. H. O.; MOREIRA, S. N. T.; VILAR, M. J. Cuidados paliativos: uma proposta para o ensino da graduação em Medicina. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 21, n. 3, p. 261-271, 2018.

CHARON, R. What to do with stories: The sciences of narrative medicine. Canadian Family Physician, v. 53, n. 8, p. 1265-1267, 2007.

CHENG, D. R.; TEH, A. Palliative care in Australian medical student education. Medical Teaching, v. 36, n. 1, p. 82-83, 2014.

COSTA, A. P.; POLES, K.; SILVA, A. E. Formação em cuidados paliativos: experiência de alunos de medicina e enfermagem. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 59, p.1041-1052, 2016.

FONSECA, A.; GEOVANINI, F. Cuidados Paliativos na Formação do Profissional da Área de Saúde. Revista Brasileira De Educação Médica, v. 37, n. 1, p. 120-125, 2013.

GAMONDI, C.; LARKIN, P.; PAYNE, S. Core competencies in palliative care: an EAPC White Paper on palliative care education – part 1. European Journal Of Palliative Care, v. 20, n. 2, p. 86-91, 2013.

GAMONDI, C.; LARKIN, P.; PAYNE, S. Core competencies in palliative care: an EAPC White Paper on palliative care education – part 2. European Journal Of Palliative Care, v. 20, n. 3, p. 140-145, 2013.

HOROWITZ R, GRAMLING R, QUILL T. Palliative care education in U.S. medical schools. Medical Education, v. 48, n. 1, p. 59-66, 2014.

MEC. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares - Cursos de Graduação. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao>. Acesso: 23 ago. 2018.

MUTTO, E. M.; BUNGE, S.; VIGNAROLI, E.; et al. Medical students' palliative care education in a Latin American university: a three-year experience at Austral University in Buenos Aires, Argentina. Journal of Palliative Medicine, v. 17, n. 10, p. 1137-1142, 2014.

NOGUEIRA, M.I. As mudanças na educação médica brasileira em perspectiva: reflexões sobre a emergência de um novo estilo de pensamento. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 2, p. 262-270, 2009.

ROSSMAN, E.; CARDOSO, M. H. C. A. As narrativas em medicina: contribuições à prática clínica e ao ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, n. 1, p. 6-14, 2006.

WHO. WORLD HEALTH ORGANZATION. Cancer: WHO Definition of Palliative Care. Disponível em < http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/palliative-care>. Atualizado: 19 fev. 2018; acesso: 23 ago. 2018.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
GUIRRO, U. B. DO P.; SANTOS, L. M.; MOARES, A. C.; LEYTON, T. M.; ROMANO, R.; SILVA, L. G. DA. Princípios Dos Cuidados Paliativos E Luto: Descrição Da Experiência Do Projeto De Extensão No Curso De Medicina. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 112-120, 21 dez. 2018.
Seção
Relatórios