Acessibilidade cultural

  • Patrícia Silva Dorneles Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Desirée Nobre Salasar Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Acessibilidade Cultural. Pessoa com deficiência. Políticas Públicas Culturais., extensão

Resumo

Nesta entrevista, realizada com Patricia Dorneles, coordenadora do curso de especialização em Acessibilidade Cultural e responsável pela sua criação e implementação, são respondidas algumas perguntas sobre o curso, o estado da arte da acessibilidade cultural no Brasil, as políticas públicas culturais e a Rede Interinstitucional, atualmente composta pela Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Pelotas. Objetiva-se apresentar o campo da acessibilidade cultural e discutir o processo histórico desta pauta dentro do curso de especialização e suas conquistas.

Biografia do Autor

Patrícia Silva Dorneles, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui graduação em terapia ocupacional pela Federação das Faculdades Metodistas do Sul Instituto Porto Alegre (1995). É mestre em educação (2001) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa educação popular e movimentos sociais; doutora em geografia (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha ambiente, ensino e território; e pós-doutora em terapia ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi idealizadora e é a atual coordenadora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Atua há mais de 20 anos no campo das políticas públicas culturais. patricia.dorneles.ufrj@gmail.com
Desirée Nobre Salasar, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em terapia ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas (2017). É mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela mesma instituição. Realizou estágio em Acessibilidade Cultural no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, Portugal (2015). Atuou como bolsista e colaboradora do Programa de Extensão O Museu do Conhecimento para Todos (2012 – 2016). Responsável pelo Programa de Acessibilidade do Museu do Doce da UFPel e pelo Plano de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Publicado
2018-08-31
Como Citar
DORNELES, P. S.; SALASAR, D. N. Acessibilidade cultural. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 05-16, 31 ago. 2018.
Seção
Entrevistas